O primeiro-ministro interino da Tailândia, Anutin Charnvirakul, disse nesta sexta-feira (12) que tem uma conversa agendada com o presidente dos EUA, Donald Trump, no final do dia, sobre os confrontos na fronteira com o Camboja, que continuam pelo quinto dia consecutivo.
Anutin disse a repórteres que a ligação com Trump deve acontecer por volta das 21h20, horário local (11h20, em Brasília).
Trump está ansioso para interromper os combates e salvar o cessar-fogo que negociou no início deste ano, prometendo, pelo terceiro dia consecutivo, fazer ligações para os líderes de ambos os países para tentar pôr fim aos confrontos.
No Baile do Congresso, na noite de quinta-feira (11), Trump reforçou suas credenciais como um pacificador global e expressou confiança de que colocaria a trégua “de volta nos trilhos”.
“Resolvemos oito guerras. Pensem nisso. Oito guerras foram resolvidas, embora eu ache que teremos que fazer alguns telefonemas sobre a Tailândia e o Camboja, mas vamos colocar isso de volta nos trilhos”, disse ele.
Os exércitos da Tailândia e do Camboja têm travado combates em vários pontos ao longo de sua fronteira de 817 quilômetros, em alguns dos confrontos mais intensos desde a batalha de cinco dias em julho, que Trump interrompeu com apelos a ambos os líderes para que cessassem o pior conflito da história recente.
Pelo menos 20 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas, com milhares de civis deslocados por dias por conta dos disparos de artilharia e foguetes.

