Prefeitura de Sorocaba realiza formatura de 230 alunos de cursos de gratuitos de qualificação profissional

Fotos: Carlos Sales

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) e da Mulher (Semul), realizou, na noite desta terça-feira (16), a cerimônia de formatura de mais 230 alunos de 20 cursos profissionalizantes gratuitos. O evento aconteceu no auditório do Centro de Educação Infantil, localizado no Jardim Saira, Zona Leste da cidade.

Dos 230 formandos, 124 deles realizaram o curso da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As formações da Uniten, em parceria com o Senac Sorocaba, foram nas seguintes áreas: Inglês Básico, Espanhol Básico, Assistente de Logística, Assistente Administrativo – Turmas 1 e 2, Noções Básicas de Manicure e Pedicure, Técnicas de Estoque e Almoxarifado, Técnicas de Panificação e Técnicas Básicas de Costura.

“Por meio da atuação direta do Poder Público Municipal, da contratação de serviços de qualificação profissional e de parcerias conseguimos direcionar a população ao mercado de trabalho com formações alinhadas às demandas reais. Política pública se constrói diariamente, com planejamento, execução e responsabilidade, e foi assim que, em 2025, alcançamos mais de 17 mil pessoas atendidas”, afirmou o secretário de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional, Péricles Régis.

Os outros 55 fazem parte dos cursos ministrados pelas empresas parceiras do selo “Empresa Amiga da Empregabilidade”. Entre eles, estão: Recrutamento e Seleção, Ferramentas da Qualidade, Conectando Talentos ao Mercado de trabalho, Projeto Trilha – Competências para empregabilidade: Tecnologia e Inclusão, Como se destacar nos processos seletivos e Percepção de Risco.

Ainda, mais 51 são formandos pelos cursos ofertados pela Semul, em parcerias com escolas de cursos técnicos da cidade. Os cursos oferecidos pela Semul foram: Potência Negra, Maquiagem para Pele Negra, Oficina de Bolos e Bartender.

“Nós temos a missão de auxiliar as mulheres, de todas as classes e faixas etárias, para enfrentar os desafios e conquistar a independência financeira. Neste primeiro ano de existência da Secretaria da Mulher, conseguimos atender mais de 20 mil mulheres, tirando-as do papel de vítimas e levando-as a brilhar no mundo”, disse a secretária da Semul, Rosangela Perecini.

Maria Aparecida André da Silva tem 24 anos e se formou no curso de Manicure. Para ela, o curso surpreendeu e superou suas expectativas. “Sempre quis fazer esse curso, porém não tinha recursos. Quando soube que seria gratuito, corri para fazer a inscrição. Essa capacitação me abriu diversas portas e trouxe muitos conhecimentos”, concluiu.

Leia mais

Variedades
Suzano inaugura nova linha de celulose fluff em SP
Política
STF forma maioria para invalidar marco temporal de terra indígenas
Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba premia equipes vencedoras da Copa de Voleibol “Meninos e Meninas da Vila” 2025
Economia
INSS divulga calendário de pagamentos para aposentados e pensionistas em 2026; confira
Variedades
Juros longos sobem a maior nível desde outubro com incerteza eleitoral
Variedades
Homem que perseguia Isis Valverde há 20 anos é preso no condomínio da atriz

Mais lidas hoje