Atualize o seu cadastro aqui: https://saudedigital.sorocaba.sp.gov.br/atualizasorocaba/
Em levantamento realizado de atendimentos recentes em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Prefeitura de Sorocaba constatou que aproximadamente 36% dos telefones informados em sua lista cadastral são inválidos.
Ao todo, a rede de contatos possui 1.276.710 pessoas cadastradas. Dessas, 369.758 não possuem o CPF informado no sistema e 228.638 não constam a unidade de referência.
Para tanto, a Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES), de Governo (Segov) e Comunicação (Secom), promoverá, a partir deste domingo (22), uma campanha intitulada “Atualiza Sorocaba”.
A atualização cadastral pode ser feita das seguintes maneiras: presencialmente nas UBSs ou em uma das unidades das Casas do Cidadão, ou por meio do link: https://saudedigital.sorocaba.sp.gov.br/atualizasorocaba/.
“A atualização do cadastro beneficiará todo âmbito familiar, contribuindo para manter sempre ciente os serviços de saúde ofertados. Por isso, é fundamental deixar um telefone vigente de recado, sempre atualizado. Vale ressaltar também que os responsáveis precisam atualizar os seus dados e dos seus filhos ou idosos que forem de suas devidas responsabilidades”, explica a gestora de Planejamento e Execução da Segov, Fernanda Carvalho.
O secretário da Saúde, João Pedro Fraletti, salienta a importância da iniciativa. “Com os dados atualizados, as unidades de saúde terão mais eficiência e precisão no andamento dos procedimentos eletivos, por exemplo. Hoje, muitas pessoas perdem a oportunidade de serem atendidas ou, se já o realizaram na rede suplementar, atrasam quem está precisando do serviço”, alerta.
O cadastro desatualizado gera uma série de impactos, como dificuldade de acesso as campanhas de vacina e prevenções; agendamento, reagendamento e confirmação de consultas; indicadores de financiamento e produção; dificuldade de organização da política pública para o território, com a descrição correta de pacientes SUS dependentes, por idade, sexo e necessidade; comunicação da unidade com o paciente para continuidade dos tratamentos, como no pré-natal ou as crianças (busca ativa), além de lembretes para pesagem nos programas sociais, podendo gerar o bloqueio do benefício.
A campanha contará com ampla divulgação digital e nas mídias oficiais da Prefeitura de Sorocaba, além de banners, outdoors e anúncios nos veículos de comunicação da cidade para que mais pessoas possam efetuar essa atualização. “Quanto mais usuários do sistema de saúde forem alcançados todo mundo ganha: o Município com a otimização da sua base de dados e o cidadão que manterá seu serviço solicitado sempre em dia”, conclui o secretário da Comunicação, Lucas Pedrozo.



