Prefeitura de Sorocaba garante vagas reservadas e estrutura cursos específicos para mães atípicas

Como forma de reforçar o compromisso com a inclusão social de mães atípicas no mercado de trabalho, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), atendeu, no segundo semestre de 2024, 57 mulheres deste público em seus cursos de qualificação profissional na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten). O número representa 13,7% do número total de estudantes do local.

Das 57 mulheres, 50 foram aprovadas durante a seleção para os cursos, o que equivale a 87,7% do total, garantindo a oportunidade de capacitação e desenvolvimento profissional. Outras cinco ficaram em lista de espera e apenas duas não foram classificadas. Com isso, o Poder Público Municipal reafirma seu compromisso com as mães atípicas da cidade e promove oportunidades e equidade, oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas, como panificação, costura, gastronomia, logística, entre outros.

Além das vagas já reservadas, a Prefeitura está estruturando cursos específicos para mães atípicas, levando em consideração as dificuldades enfrentadas por essas mulheres, como a necessidade de horários mais flexíveis, a proximidade do local das aulas em relação à moradia e a oferta de conteúdos voltados ao empreendedorismo e geração de renda imediata, possibilitando maior autonomia financeira, sem comprometer o cuidado diário com seus filhos.

Outro avanço importante é que as mães atípicas em situação de vulnerabilidade já têm acesso ao passe gratuito, garantindo o transporte necessário para frequentar os cursos sem custos adicionais, o que amplia ainda mais as condições de permanência e conclusão da formação.

“Nosso objetivo é criar oportunidades reais para que essas mães possam se qualificar e conquistar independência financeira, sem deixar de lado suas responsabilidades com a família. Estamos trabalhando para que nenhuma barreira impeça essas mulheres de se desenvolverem e conquistarem espaço no mercado de trabalho”, conclui o secretário de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional, Péricles Régis.

Leia mais

Variedades
ONS: relatório preliminar aponta incêndio em reator como causa de apagão
Variedades
Governo avalia encontro entre Lula e Trump durante viagem à Malásia
Variedades
Prova promete movimentar as ruas de São Paulo
Variedades
Chefe do departamento médico do Corinthians pede desligamento
Variedades
Fukunaga deixa presidência da Previ, maior fundo de pensão do país
Variedades
Polícia descobre 120 mil cartuchos falsos de impressora em Campinas (SP)

Mais lidas hoje