Prefeitura de Sorocaba forma nova turma e integra mais 48 guardas ao efetivo da GCM

 

Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), integrou mais 48 Guardas Civis Municipais (GCMs) à Corporação, durante cerimônia de formatura na noite de segunda-feira (15), no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV). Na ocasião, houve ainda a graduação de sete GCMs que integram a mesma 12ª turma de formandos, mas que vão atuar na cidade de Salto de Pirapora.

A ampliação do efetivo da GCM é uma das iniciativas da Administração Municipal para melhorar as ações de segurança. “O efetivo da GCM de Sorocaba é o maior da sua história. No ano passado 94 foram integrados e agora mais esses 48. Desta forma, reforçamos o compromisso com a transparência e com o respeito aos candidatos aprovados, e no investimento na segurança pública”, disse o secretário da Sesu, João Alberto Corrêa Maia, que na solenidade representou o prefeito Fernando Martins da Costa.

Durante a cerimônia, houve a entrega dos certificados aos formandos, além de discurso do orador da turma e leitura de juramento dos novos guardas. Inclusive, aconteceu homenagem especial ao ex-prefeito de Sorocaba, Paulo Mendes, responsável pela criação da GCM em 1989.

Dessa forma, a GCM conta atualmente com 432 integrantes, já incluindo os 48 recém-incorporados na segunda-feira (15), todos treinados na Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) da GCM. Ao todo, foram 840 horas de curso, incluindo aulas de legislação, práticas e curso de tiro. Agora, esses novos guardas vão concluir somente a fase final do estágio supervisionado.

“Porém, eles já estão aptos a atuar nas ruas, acompanhados por guardas experientes e armados, garantindo assim a continuidade dos serviços de segurança à população. Isso, enquanto é aguardada a conclusão dos trâmites para emissão dos portes aos novos GCMs, pela Polícia Federal, que só são expedidos após o encerramento de todas as etapas do curso e da devida tramitação documental”, explicou o comandante da GCM de Sorocaba, Davi Dutra.

Desde 2011, a Administração Municipal não realizava concurso para ingresso na GCM, sendo que os recém-formados fazem parte dos 6.222 candidatos que participaram do processo seletivo realizado em 2024. O chamamento de mais candidatos aprovados encontra-se em fase de análise, considerando os critérios legais, administrativos e a disponibilidade orçamentária do município.

 

Mais ações de segurança

A ampliação do quadro de GCMs faz parte do plano de governo da atual gestão municipal, para fortalecer a segurança pública. A medida ainda inclui a descentralização dos serviços da GCM, a permitir maior proximidade dos guardas aos munícipes e melhorar a logística de acionamento de equipes para atendimento de chamadas, a proporcionar mais agilidade, economia e eficiência.

Tanto é que a GCM conta com sua sede no Jardim Ana Maria (Zona Norte), além de bases no bairro Wanel Ville (Zona Oeste), Parque dos Espanhóis (Zona Leste) e a recém-inaugurada em Brigadeiro Tobias. Uma nova está em construção em Aparecidinha e estão previstas outras, no Parque São Bento, Éden e Parque das Águas.

Entre outras iniciativas adotadas em prol da segurança pública estão a valorização do plano de carreira da GCM e a melhoria de equipamentos e viaturas, promovidas pela Prefeitura. Elas refletem em um serviço qualificado e que beneficia toda a população de Sorocaba, sempre de forma integrada às demais forças de polícia.

Por sua vez, a escola da GCM foi toda remodelada, sendo referência na região, na formação de guardas. Ela adota um modelo moderno de ensino em Polícia Administrativa de Aproximação e Proteção Comunitária. O curso é focado em conhecimentos técnicos e habilidades fundamentais para a atuação do GCM, com treinamentos que seguem matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O evento no teatro contou também com a presença dos secretários municipais Vinicius Aith (Inclusão e Transtorno do Espectro Autista) e Cleber Fernandes (Recursos Humanos); da deputada estadual Maria Lúcia Amary; do presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Luís Santos; do capitão Vale, do 15° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba; do major Carneiro, do 7° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI) de Sorocaba; do major Carlos, do 55° BPMI de Sorocaba, e do tenente Valter, do 5° Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPMR) de Sorocaba, além de representantes das GCMs das cidades de Amparo, Votorantim, Capela do Alto, Salto de Pirapora, Boituva, Jundiaí, Tatuí e São Vicente; presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) de Sorocaba, demais autoridades, familiares e amigos dos novos guardas de Sorocaba.

Leia mais

Variedades
Cabo da Polícia Militar Rodoviária morre após trocar tiros com PMs em SP
Economia
Lula pede ‘responsabilidade’ de Macron e Meloni para acordo Mercosul-UE
Sorocaba
Sine Municipal de Sorocaba oferece 152 vagas de emprego na quarta-feira (17)
Variedades
Quem é Padrinho Paulo: líder religioso afastado após denúncias de assédio
Política
‘Te amo’: investigações da PF apontam elo entre Belo, Bacellar e desembargador
Sorocaba
GCM atende ocorrência de medida protetiva e detém procurado da Justiça

Mais lidas hoje