Prefeitura de Sorocaba abre edital de credenciamento para Projeto Arquitetônico do imóvel histórico da Praça Frei Baraúna

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Semepp) e de Cultura (Secult), divulgou, na última sexta-feira (19), o edital de credenciamento para empresas interessadas em participar do Projeto Arquitetônico de Ambientes com o tema “Pinacoteca”, a ser realizado no imóvel histórico da Praça Frei Baraúna, no Centro da cidade, onde funcionou o antigo Fórum da cidade e também a Usina Cultural.

O imóvel histórico foi tombado em 2012, pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Sorocaba (CMDP), com grau de preservação 1, por meio do decreto nº 20.334, de 13 de dezembro de 2012, e pelo Condephaat, em 2018.

O espaço conta com 40 salas que serão divididas entre as empresas credenciadas. Cada uma deverá elaborar um projeto arquitetônico original, de acordo com o tema definido, integrando atividades voltadas à cultura e ao empreendedorismo.

Posteriormente, todas as intervenções propostas serão encaminhadas ao CMDP para análise e aprovação, garantindo a preservação histórica do prédio. As ações aprovadas pelo CMDP serão executadas pelas instituições escolhidas, sem custos ao Poder Público.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 3 de janeiro de 2026, mediante solicitação do formulário pelo e-mail: secult@sorocaba.sp.gov.br. Todas as informações podem ser conferidas no Jornal do Município, da última sexta-feira (19), disponível no link: https://tinyurl.com/jornaldomunicipio191225.

Leia mais

Variedades
Jovens recém-casados encontrados mortos: o que sabemos do caso
Variedades
Euphoria ganha trailer intenso para sua 3ª temporada
Variedades
Petro diz que Colômbia e EUA terão reunião em 3 de fevereiro
Política
Michelle rebate Allan dos Santos e nega ter endossado Tarcísio ao Planalto
Política
Galípolo se reúne com diretor da Polícia Federal em meio operação contra Banco Master
Variedades
Bolsa Família terá orçamento de R$ 158 bilhões em 2026

Mais lidas hoje