Prefeitura de Americana, no interior de SP, declara emergência hídrica

A Prefeitura de Americana, no interior de São Paulo, decretou nesta segunda-feira (29) situação de emergência hídrica devido à escassez de água na cidade.

O município enfrenta reflexos da estiagem prolongada na região. A Bacia do Rio Piracicaba — responsável também pelo abastecimento local — teve seu estado de escassez declarado pela SP Águas após registrar chuvas 90,2% abaixo do esperado nos últimos meses.

Segundo o documento, há desequilíbrio entre oferta e demanda de água.

Além do baixo volume, a qualidade da água do rio piorou, dificultando o tratamento, que se torna mais lento e exige lavagens frequentes dos filtros, provocando oscilações no abastecimento.

 

Com o decreto, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) passa a ter autorização para ampliar as equipes de reparo de vazamentos, contratar caminhões-pipa a fim de atender as regiões mais afetadas e intensificar campanhas de conscientização voltadas ao uso racional da água.

O abastecimento tem registrado intermitências em diferentes regiões da cidade devido às dificuldades no tratamento na ETA (Estação de Tratamento de Água), já que a baixa qualidade do rio exige manutenções recorrentes dos filtros.

A normalização só deve ocorrer com a retomada das chuvas.

O estado de São Paulo deve ter temperaturas elevadas e baixos índices de umidade do ar nos próximos dias, o que aumenta o risco de queimadas na região e traz pouca previsão de chuvas.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Leia mais

Agronegócio
Em um dia, arroba do boi gordo aumenta quase R$ 8 em Minas Gerais
Variedades
SP: vídeo mostra momento em que criminosos assaltam loja em shopping
Variedades
Mulher e criança se penduram em ar condicionado ao tentar fugir de incêndio
Variedades
Governo estende política de classificação indicativa para apps
Variedades
Economia circular impulsiona ações ambientais no setor varejista
Variedades
Defesa de Buzeira se manifesta após prisão de influencer: “É trabalhador”

Mais lidas hoje