O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, publicou um vídeo nas redes sociais ensinando imigrantes da cidade a usarem seus próprios direitos caso enfrentem abordagens do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos EUA).
A publicação foi feita pelo socialista-democrático após agentes do ICE invadirem uma manifestação no sul de Manhattan no dia 30 de novembro, onde diversos imigrantes foram detidos durante a operação.
“Como prefeito, protegerei os direitos de todos os nova-iorquinos. Isso inclui os mais de 3 milhões de imigrantes que chamam esta cidade de lar”, disse Mandami no vídeo publicado no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Mamdami também explica no vídeo que o ICE “não pode entrar em espaços privados como sua casa, escola ou área privada do seu local de trabalho sem um mandado judicial assinado por um juiz”, mostrando uma imagem do documento.
Caso não apresente o mandado judicial, o imigrante pode negar a entrada do agente.
O prefeito de Nova York afirma que o ICE tem “permissão legal para mentir” sobre esse tipo de documento, e diz que o imigrante tem o direito de permanecer em silêncio durante a abordagem.
“Se você for detido, pode sempre perguntar repetidamente “Posso ir embora?” até que respondam. Você tem permissão legal para filmar agentes do ICE, desde que não interfira em nenhuma prisão. É importante manter a calma durante qualquer interação com os agentes. Não atrapalhe a investigação, não resista à prisão e nem fuja”, acrescentou Mamdani.
Ele encerrou o vídeo defendendo o “direito constitucional” do protesto em Noiva York, além de dizer que vai lutar “todos os dias para proteger, apoiar e celebrar nossos irmãos e irmãs imigrantes.”

