Por unanimidade, TSE mantém mandato do senador Jorge Seif

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por unanimidade, nesta quinta-feira (12), o mandato do senador Jorge Seif (PL-SC), ex-secretário da Pesca no governo Bolsonaro. Os ministros acompanharam o relator Floriano de Azevedo Marques.

O voto do ministro Floriano foi proferido na terça-feira (10), durante o julgamento de um recurso protocolado pela Coligação Bora Trabalhar, formada pelo PSD, Patriota e União Brasil. Em novembro de 2023, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina já havia rejeitado as acusações contra Seif e manteve o mandato.

Para as legendas, o senador teve a candidatura beneficiada pelo empresário Luciano Hang, proprietário das lojas Havan. De acordo com o processo, foi ofertado ao senador estrutura para realização de viagens em aeronaves da empresa e transmissões nas redes sociais (lives), além do envolvimento pessoal de Hang na campanha.

Os partidos também apontaram o suposto financiamento irregular da campanha por meio da participação do senador em uma feira promovida pelo Sindicato de Indústrias de Calçados de São João Batista (SC). O uso de um helicóptero cedido pelo empresário Osni Cipriani para deslocamentos aos eventos da campanha também foi citado.

Durante o julgamento, o relator votou contra a cassação por entender que as provas apresentadas não são suficientes para caracterização de abuso de poder e para determinar a cassação do mandato.

“Ausente prova robusta, deve-se privilegiar o sufrágio popular”, disse o ministro.

Em 2024, no início do julgamento, a defesa do senador disse que não ficou provada a prática de abuso de poder econômico e de participação expressiva de Hang na campanha.

Leia mais

Variedades
Quatro estados processam governo Trump por cortes no financiamento de saúde
Política
Desmatamento na Amazônia caiu 50% em 2025 em relação a 2022, diz Marina Silva
Sorocaba
Confira os locais em que a Van do Emprego e Qualificação atenderá na próxima semana (19 e 20 de fevereiro)
Variedades
Restaurant Brands International tem lucro no 4º tri de 2025
Política
Justiça do RJ absolve PMs acusados de matar jovem na Cidade de Deus
Sorocaba
“HumanizAção” acolhe 40 pessoas em situação de rua nesta quarta-feira (11)

Mais lidas hoje