Policiais fantasiados prendem 94 suspeitos em blocos de carnaval de SP

Polícias Civil e Militar prenderam 94 pessoas por envolvimento em crimes como furto, roubo e adulteração de bebidas nos blocos de Carnaval em São Paulo (SP), entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

Somente pela Polícia Civil, foram registradas 52 prisões, a maioria realizada por agentes do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que, disfarçados, se infiltraram nos blocos com o objetivo de prevenir e combater crimes.

No domingo (15), agentes disfarçados de personagens da turma do Chaves prenderam cinco suspeitos durante os blocos carnavalescos na região da República, no Centro de São Paulo.

No dia 7, policiais disfarçados de extraterrestres prenderam três homens suspeitos de venderem bebidas adulteradas no megabloco da cantora Ivete Sangalo.

Uma das ocorrências de maior destaque foi registrada no sábado (14), em um bloco na região da República, no centro de São Paulo. Policiais fantasiados de personagens do desenho Scooby-Doo prenderam três suspeitos que se aproveitavam da aglomeração para furtar celulares.

Pela Polícia Militar, que mobilizou mais de 5 mil agentes por dia durante o período de festas, foram registradas 42 prisões no último fim de semana.

Como são escolhidas as fantasias

A iniciativa consiste na infiltração de policiais civis fantasiados, que se misturam aos foliões para observar atitudes suspeitas e realizar prisões em flagrante, garantindo maior proteção à população durante a festa.

A delegada Sandra Buzati, coordenadora das equipes do DHPP no Carnaval, explica que a escolha das fantasias é feita de forma planejada e prioriza personagens que se integrem naturalmente ao perfil dos eventos, além de observar critérios como conforto e segurança.

De acordo com ela, as equipes são formadas, em média, por seis a oito policiais, que atuam em locais definidos com base em análise de inteligência, que considera: histórico de ocorrências, fluxo de foliões e registros anteriores de furtos.

Leia mais

Variedades
Câmera super moderna da Nasa pode “enxergar” o invisível; veja
Esportes
Atleta polonesa é atingida no rosto por lâmina de patins nas Olimpíadas de Inverno
Política
Magno Malta repudia decisão de Moraes contra auditores-fiscais: ‘Juiz da própria causa’
Variedades
Morre aos 27 anos a influenciadora Bianca Dias
Variedades
Rio Open: polícia conduz cinco pessoas para a delegacia por cambismo
Variedades
União europeia planeja 20º pacote de sanções contra a Rússia

Mais lidas hoje