Polícia Federal afirma que Bolsonaro tinha minuta de pedido de asilo político na Argentina

A Polícia Federal localizou, na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, uma minuta de solicitação de asilo político na Argentina. Para os investigadores, o material sugere que Bolsonaro teria considerado fugir para o país vizinho. O documento foi elaborado após o início da operação da PF que investiga a suposta trama golpista de seus aliados, processo que levou o ex-presidente a se tornar réu no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a PF, o arquivo teve sua última edição em fevereiro de 2024. No texto, dirigido ao presidente argentino Javier Milei, Bolsonaro se descreve como “um perseguido por motivos e por delitos essencialmente políticos”. A descoberta consta no relatório final da investigação que também envolve o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente.

minuta

Veja o que diz o documento da PF

“Vale ressaltar que, cerca de dois meses antes da última edição deste documento, no dia 05.12.2023, o ex-presidente informou ao ministro Alexandre de Moraes que iria viajar para a Argentina nos dias 07 a 11 de dezembro. Segundo a defesa de Jair Bolsonaro, o aviso ocorreu devido às diversas investigações nas quais o ex-presidente era alvo. Jair Bolsonaro esteve, então, presente na posse do atual mandatário argentino, em comitiva acompanhada por seu filho Eduardo Bolsonaro, dentre outros aliados”,  relatou a PF.

“Os elementos informativos encontrados indicam, portanto, que o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha em sua posse documento que viabilizaria sua evasão do Brasil em direção à República Argentina, notadamente após a deflagração de investigação pela Polícia Federal com a identificação de materialidade e autoridade delitiva quanto aos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito por organização criminosa”, diz outro trecho do relatório.

Leia mais

Agronegócio
Cafezais das Matas de Rondônia sequestram mais carbono do que emitem, aponta estudo
Variedades
PF realiza operação contra rifas ilegais de armas em grupos de WhatsApp
Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil
Agronegócio
ATTO Sementes aposta em sementes de alto vigor para transformar potencial em máxima produtividade
Variedades
Primeira-ministra da Tailândia é destituída do cargo por violação ética

Mais lidas hoje