Agentes da Polícia Federal cumprem, nesta quinta-feira (21), 26 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão em oito cidades do Rio de Janeiro e na capital paulista.
A operação, iniciada nas primeiras horas da manhã, mobiliza cerca de 140 policiais federais. Esta é a segunda fase da Operação Oasis 14, que tem como alvo fraudes contra o sistema financeiro nacional e programas sociais, em ação conjunta com a Caixa Econômica Federal.
Durante as buscas em um dos endereços alvo da operação, em São Pedro da Aldeia (RJ), os policiais encontraram um revólver com seis munições. O investigado foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, além da prisão já determinada por mandado judicial.
De acordo com a PF, as investigações foram iniciadas em maio de 2024 e identificaram a atuação de uma organização criminosa responsável pela gestão de mais de 330 empresas de fachada.
Segundo a apuração, seis funcionários da Caixa e quatro de instituições financeiras privadas estariam diretamente envolvidos no esquema, que utilizava documentos falsos, pessoas de baixa renda como “laranjas” e sócios fictícios em empresas.
O grupo simulava movimentações financeiras, utilizava imóveis reais como fachada para negócios inexistentes e realizava a abertura de contas e a contratação de empréstimos com auxílio de bancários.
O cruzamento de dados realizado em conjunto com a Caixa permitiu identificar cerca de 200 operações de crédito fraudulentas, que somaram prejuízo de R$ 33 milhões à instituição. No total, as perdas ao sistema financeiro nacional são estimadas em R$ 110 milhões, conforme relevado pela PF.
Os investigados responderão por organização criminosa, estelionato qualificado, crimes contra o sistema financeiro nacional, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.