PF colhe depoimentos para avaliar irregularidades na venda do Banco Master

O Dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, começou a prestar depoimento na tarde desta terça-feira (30) à Polícia Federal. Ele chegou à Brasília por volta pela manhã e começou a ser ouvido por volta das 14h. Além dele, também vão ser ouvidos: o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e do diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Ailton de Aquino.

As oitivas dos investigados foram determinadas pelo ministro Dias Toffoli e serão realizadas individualmente. Todo o procedimento será acompanhado por um juiz auxiliar do gabinete do ministro Dias Toffoli, do STF, e por um representante do Ministério Público.

Paulo Henrique Costa foi afastado da presidência da instituição por decisão judicial. Em novembro, o ex-presidente do BRB e Daniel Vorcaro foram alvos da Operação Compliance Zero, que investiga a concessão de créditos falsos. As fraudes podem chegar a R$ 17 bilhões em títulos forjados.

Com base nos depoimentos prestados nesta terça, vai ser decidido se haverá ou não acareação dos envolvidos no caso do Banco Master. Acareação consiste em colocar duas ou mais pessoas — sejam elas acusadas, vítimas ou testemunhas — frente a frente para serem questionadas sobre pontos divergentes em seus relatos anteriores. O objetivo principal é esclarecer a verdade real dos fatos, pressionando os depoentes a sustentar ou retificar suas versões diante da parte contrária.

Leia mais

Economia
Banco Central diz haver mais de R$ 10 bilhões ‘esquecidos’ em instituições financeiras
Variedades
Não entrou? Confira pênalti polêmico em Palmeiras x Vitória na Copinha
Variedades
Tempestade castiga SP; pessoas ficam ilhadas na Zona Leste
Variedades
BBB 26: Sem saber de acordo com Cruzeiro, Babu prevê Kaio Jorge no Flamengo
Variedades
Scott Adams, criador do quadrinho ‘Dilbert’, morre aos 68 anos
Variedades
Mistérios da matéria escura: Cloud-9 é um objeto cósmico nunca antes visto

Mais lidas hoje