Pesquisa indica que 20% dos jovens já receberam mensagens sexuais online

A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025, divulgada nesta quarta-feira (22), revela que 20% das crianças e adolescentes, de 11 a 17 anos, afirmaram já ter recebido mensagens ou solicitações com conteúdo sexual na internet. O levantamento foi realizado pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) e detalha hábitos e riscos do acesso à web por menores de idade.

De acordo com o estudo, 3% dos menores de 9 a 17 anos relataram ter se sentido incomodados após contato com conteúdo sexual online.

Entre os jovens de 11 a 17 anos, 11% disseram já ter recebido mensagens de teor sexual, e a mesma proporção relatou ter visto esse tipo de mensagem postada para outras pessoas.

No total, 8% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos afirmaram ter recebido conteúdo sexual, sendo a exposição maior entre meninos (12%) e mais frequente entre adolescentes de 15 a 17 anos.

Nessa faixa etária, 18% relataram que “já receberam mensagens de conteúdo sexual pela internet”; 9% disseram que “já foram pedidos a enviar fotos ou vídeos nus”; e 4% contaram que “já lhes pediram para falar sobre sexo na internet”.

Ao todo, a pesquisa ouviu 2.370 crianças e adolescentes e 2.370 pais ou responsáveis. O período de coleta de dados foi feito de março a setembro de 2025.

*Sob supervisão de Pedro Osorio

Leia mais

Agronegócio
Nelore Fest 2025: evento da ACNB consagra Giro do Boi com prêmio máximo da pecuária
Agronegócio
Arroba do boi gordo deve ter novas altas graças aos EUA e à demanda interna
Variedades
DF: Justiça converte em preventiva prisão de soldado acusado de matar cabo
Política
Moraes nega uso de slides pela defesa de Filipe Martins
Esportes
Em jogo de seis gols, Flamengo alternativo empata com Mirassol
Variedades
Datafolha: Bolsonaro é rejeitado por 45%; Lula, 44% e Flávio, 38%

Mais lidas hoje