‘Pecadores’ tem 16 indicações ao Oscar e bate recorde

“Pecadores”, filme de época que mistura terror, ação e música, lidera a corrida ao Oscar com um recorde de 16 indicações, enquanto “O Agente Secreto” disputa em quatro categorias, segundo o anúncio, nesta quinta-feira (22), dos indicados aos prêmios da Academia, que serão entregues em 15 de março em Hollywood.

O thriller “Uma Batalha Após a Outra”, dirigido pelo americano Paul Thomas Anderson, ficou em segundo lugar entre os filmes com mais indicações, concorrendo em 13 categorias; seguido por “Frankenstein”, do mexicano Guillermo del Toro; “Marty Supreme”; do americano Josh Safdie; e “Valor Sentimental”, do norueguês Joachim Trier, com nove indicações cada.

Foi uma madrugada de sucesso para a Warner Bros, que recebeu 30 nomeações com suas produções “Pecadores” e “Uma Batalha Após a Outra”, as duas mais indicadas para a 98º edição dos prêmios.

O recorde anterior tinha sido compartilhado por “A Malvada”, “Titanic” e “La La Land”, todos empatados com 14 indicações.

“Pecadores”, ambientada no sul dos Estados Unidos segregacionista da década de 1930, vai competir ao Oscar de melhor filme e garantiu ao seu diretor, Ryan Coogler (“Pantera Negra”), uma vaga para disputar a estatueta de melhor direção.

A produção vampiresca também posicionou Michael B. Jordan, que interpreta dois irmãos gêmeos, na categoria de melhor ator, assim como Delroy Lindo para melhor ator coadjuvante e Wummi Mosaku para melhor atriz coadjuvante.

A produção não parou por aí e repercutiu em categorias técnicas, de roteiro, figurino, maquiagem e musicais, incluindo a indicação de “I Lied To You”, para melhor canção original.

Dobradinha brasileira

Também foi uma boa manhã para “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, indicado em quatro categorias, incluindo a de melhor filme, a principal da cerimônia, seguindo os passos de “Ainda Estou Aqui”, representante brasileiro no ano passado.

O longa competirá, ainda, na categoria melhor filme internacional, na qual terá a dura concorrência de “Valor Sentimental”, drama familiar norueguês que também vislumbra a estatueta de melhor filme e se consolidou nas categorias de atuação. Outra concorrente será a espanhola “Sirât”, com duas indicações.

Wagner Moura disputará o Oscar de melhor ator, mas para levar a estatueta, terá que superar nomes de peso como Jordan, Ethan Hawke (“Blue Moon”), Timothée Chalamet (“Marty Supreme”) e Leonardo DiCaprio, que busca seu segundo Oscar no papel principal em “Uma Batalha Após a Outra”.

DiCaprio interpreta um revolucionário aposentado que cuida da filha adolescente em um ambiente de radicalismo, operações migratórias e supremacistas brancos. Benicio Del Toro está na disputa ao prêmio de melhor ator coadjuvante.

A ode americana também está na corrida nas categorias de melhor direção e melhor filme.

Esta última, a mais importante do Oscar, também inclui “Hamnet”, a tragédia que explora de forma ficcional o luto de Agnes e William Shakespeare após a morte do filho, e que acumulou oito indicações nesta quinta-feira.

O filme de Chloé Zhao rendeu a Jessie Buckley uma nomeação a melhor atriz no papel da esposa do dramaturgo britânico. Nesta categoria também disputarão Emma Stone, estrela ambivalente de “Bugonia”, de Yorgos Lanthimos, e a norueguesa Renate Reinsve, de “Valor Sentimental”, dirigido por Joachim Trier.

A grande surpresa foi a inclusão de “F1”, que acompanha um singular piloto automobilístico interpretado por Brad Pitt, na disputa ao Oscar de melhor filme. A produção somou quatro indicações, incluindo montagem, som e efeitos visuais.

Embora Guillermo del Toro não tenha entrado na categoria de melhor direção, seu “Frankenstein” deu ao protagonista Jacob Elordi a chance de conquistar seu primeiro Oscar e proporcionou à Netflix 16 indicações.

O longa baseado no livro homônimo disputará igualmente a estatueta de roteiro adaptado, maquiagem e outras categorias técnicas.

Esta edição introduziu a nova categoria de melhor elenco, que estreou com a indicação de “O Agente Secreto”, “Hamnet”, “Marty Supreme”, “Uma Batalha Após a Outra” e “Pecadores”.

Os nomes selecionados nas 24 categorias foram anunciados nesta quinta-feira em uma apresentação conduzida pelos atores Danielle Brooks e Lewis Pullman. A rodada final de votação, a cargo dos membros da Academia, ocorrerá de 26 de fevereiro a 5 de março.

Leia mais

Política
Moraes dá 15 dias para PGR se manifestar sobre soltar Filipe Martins
Variedades
Ubisoft despenca após anúncio de reestruturação e cancelamento de jogos
Esportes
Casemiro anuncia saída do Manchester United
Sorocaba
Secretaria da Mulher realiza palestra sobre violência doméstica na UBS Haro
Política
Flávio Bolsonaro compartilha publicação favorável ao porte de armas
Esportes
Vanderlan, ex-Palmeiras, é submetido a cirurgia no cérebro

Mais lidas hoje