Fotos: Divulgação
Primeira turma será formada até janeiro e aulas começarão em fevereiro do ano que vem
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), por meio do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 (CET 4.0) e em parceria com a escola Konect, oferecerá o curso profissionalizante de manufatura aditiva (impressão 3D) a partir de 2026.
Há 20 vagas para a primeira turma, as quais devem ser preenchidas até o próximo mês de janeiro. O início das aulas está previsto para fevereiro. Para mais informações, os interessados devem contatar a Konect pelo telefone: (15) 98108-6795, e falar com Tatiane Furlan, ou comparecer à unidade (Rua Miguel Arcângelo Matielo, 60 – Jardim Carolina – Éden).
O curso é destinado a qualquer pessoa interessada em aprender sobre tecnologia de impressão 3D, além de outros temas relacionados à modelagem e manufatura no mercado de trabalho. Não é necessário possuir conhecimentos prévios.
Com carga horária de 80 horas, as aulas têm duração de quatro a cinco semanas. As atividades são híbridas, com 40 horas de conteúdos teóricos on-line e mais de 40 horas de práticas no laboratório de prototipagem, instalado dentro do CET 4.0, no Parque Tecnológico.
O objetivo é capacitar os alunos para operar e modelar peças e modelos para posterior fabricação em materiais específicos.
Segundo o presidente do PTS, Nelson Cancellara, o novo curso representa um passo importante na missão do Parque Tecnológico de oferecer formação profissional alinhada às tecnologias avançadas e às atuais demandas do mercado de trabalho. “A impressão 3D já é uma realidade em diversos setores da indústria e continuará ganhando espaço nos próximos anos. Por isso, queremos que a nossa comunidade tenha a oportunidade de se preparar para esse cenário, com uma formação prática e atualizada”, ele afirma.

