Parque onde homem morreu após invadir jaula de leoa ficará fechado

O Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa (PB), informou que ficará fechado para visitas até o fim das investigações e procedimentos oficiais após um homem morrer ao invadir a jaula de uma leoa no local. O caso ocorreu na manhã deste domingo (30).

De acordo com a administração municipal, o homem invadiu de forma deliberada o cercado do animal ao escalar as estruturas de segurança e grades. O recinto da leoa possui uma parede de mais de 6 metros.

O Bica afirmou ainda que o parque foi imediatamente fechado assim que houve a constatação do caso. Até o momento, o homem não foi identificado.

“Leoa está bem e tranquila”

Após o incidente, a leoa foi colocada de volta em seu recinto sem a necessidade de dardos tranquilizantes. A informação foi divulgada por um médico veterinário do parque.

Além disso, o profissional informou que o treinamento gradual e anual do felino garantiu que o animal obedecesse ao comando e retornasse à área de segurança. 

No entanto, o animal demonstrou alto nível de estresse e choque após o ocorrido, o que causou uma demora em sua recondução. A Prefeitura, por meio da Semam (Secretaria de Meio Ambiente), confirmou que o homem veio a óbito em decorrência dos ferimentos provocados pelo animal.

Entenda caso

O invasor escalou uma parede com mais de 6 metros, ultrapassou as grades de segurança, acessou uma das árvores e, então, entrou no recinto da leoa.

Em nota, a prefeitura afirmou que equipes de segurança tentaram impedir a ação, mas o homem agiu de forma rápida no acesso à área proibida. Em decorrência do fato, o parque foi imediatamente fechado para que fossem realizados os procedimentos de segurança e a remoção do corpo.

O parque afirmou que o recinto segue a instrução normativa do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que estabelece como a área deve ser construída para garantir a segurança da população, dos profissionais e dos animais.

De acordo com o profissional, as medidas de segurança no local ultrapassam o exigido. O local possui medidas de segurança excedidas em mais de 2 metros e conta com uma borda negativa de 1,5 metro.

Prefeitura de João Pessoa (PB) esclarece que, apesar de toda a segurança existente e do atendimento às normas técnicas, a invasão do homem foi insistente, culminando no episódio lamentável.

Semam iniciou a apuração das circunstâncias do fato e está colaborando com as autoridades competentes. A Prefeitura de João Pessoa também manifestou solidariedade à família da vítima.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Leia mais

Variedades
Moraes sobre prisão de Bolsonaro: “Não é hotel, nem colônia de férias”
Variedades
Anitta será atração na primeira festa do BBB26
Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba abre inscrições para a programação gratuita “Férias nos Museus 2026” na próxima segunda-feira (19)
Esportes
Andreas Pereira sofre lesão no ombro e deve desfalcar Palmeiras por um mês
Variedades
Jogo do Palmeiras na Copinha é interrompido por apagão antes de pênaltis
Variedades
Harry Styles anuncia novo álbum para março

Mais lidas hoje