Papa Leão XIV assina declaração conjunta com líder ortodoxo em Istambul

O papa Leão XIV assinou uma declaração conjunta com o patriarca ecumênico Bartolomeu após uma celebração litúrgica em Istambul, na Turquia, neste sábado (29), encerrando um dia de encontros católico-ortodoxos.

Na declaração, os dois líderes religiosos lamentaram os conflitos sangrentos ao redor do mundo, suplicaram aos líderes civis e políticos que busquem a paz e condenaram a violência em nome da religião.

Em suas palavras de boas-vindas na sexta-feira (28), Bartolomeu líder espiritual dos 260 milhões de cristãos ortodoxos do mundo, exortou os líderes não apenas a se lembrarem do passado, mas também a “seguirem em frente” juntos.

Leão XIV, relativamente desconhecido no cenário mundial antes de se tornar papa em maio, está sendo acompanhado de perto enquanto realiza seus primeiros discursos no exterior e interage pela primeira vez com pessoas fora da Itália, país predominantemente católico.

Leia mais

Variedades
Moraes sobre prisão de Bolsonaro: “Não é hotel, nem colônia de férias”
Variedades
Anitta será atração na primeira festa do BBB26
Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba abre inscrições para a programação gratuita “Férias nos Museus 2026” na próxima segunda-feira (19)
Esportes
Andreas Pereira sofre lesão no ombro e deve desfalcar Palmeiras por um mês
Variedades
Jogo do Palmeiras na Copinha é interrompido por apagão antes de pênaltis
Variedades
Harry Styles anuncia novo álbum para março

Mais lidas hoje