Padre morre, aos 103 anos, enquanto rezava Ave-Maria

O padre José Luciano Jacques Penido, considerado o missionário redentorista mais longevo do Brasil, morreu na noite da última sexta-feira (9), aos 103 anos, no Rio de Janeiro. O sacerdote faleceu por volta das 18h, na Comunidade Santo Afonso, na Tijuca, onde vivia.

Com 83 anos de vida religiosa e 78 anos de sacerdócio, padre Penido dedicou toda a trajetória à Congregação do Santíssimo Redentor.

O velório, a missa de corpo presente e o sepultamento ocorreram na manhã deste domingo (11), na Capela Mortuária do Cemitério da Paróquia da Glória, em Juiz de Fora (MG). A cerimônia reuniu sacerdotes, religiosos, autoridades e fiéis.

Durante o velório, o pároco da Paróquia Santo Afonso, no Rio de Janeiro, padre Sérgio Luiz e Silva, afirmou que o sacerdote morreu um minuto antes das 18h, momento em que teria rezado sua última Ave-Maria.

Além de sua atuação pastoral, padre Penido fundou o Museu do Escravo, em sua cidade natal, Belo Vale (MG). Representantes do município e da instituição estiveram presentes na despedida.

O corpo foi sepultado no Jardim da Ressurreição, cemitério redentorista da antiga Província do Rio, ao lado de outros missionários da congregação.

Leia mais

Variedades
Entra em vigor lei que autoriza pagamento de retroativos da Covid-19
Política
Lula sanciona lei que autoriza pagamento retroativo a servidores por período da pandemia
Sorocaba
GCM detém dupla acusada de furto em residência na Vila Santa Francisca
Variedades
Gerson chora em apresentação no Cruzeiro ao falar da relação com seu pai
Política
Eduardo Bolsonaro diz que Maduro está sendo mais bem tratado do que o pai: ‘Tenho inveja’
Sorocaba
Curso de férias Eco-Biquinha tem início em Sorocaba

Mais lidas hoje