O rapper Oruam, filho do traficante Marcinho VP, compartilhou uma série de publicações no Instagram após ser liberado. Nesta terça-feira (30), ele mostrou a tornozeleira eletrônica ao lado de uma máscara do Homem-Aranha, com a legenda “tornozeleira eletrônica” acompanhada de um emoji de rosto triste.
Oruam deixou o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro, na tarde de segunda-feira (29). Na saída, ele usava a mesma máscara e foi cercado por fãs.
Ainda na segunda, ele postou vídeos mostrando lanches e disse: “Tava doido pra comer um McDonald’s”. Seu principal desabafo veio em outro vídeo, que já soma milhões de visualizações. Com a legenda “um desabafo feito na solidão”, o rapper canta: “O Estado massacra demais. Prenderam só um menino que estava parecido com o pai”.
Ver essa foto no Instagram
O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Joel Ilan Paciornik determinou a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares alternativas. Segundo o magistrado, a custódia cautelar, que deve ser exceção, foi imposta com fundamentação insuficiente, incapaz de sustentar a medida.
O ministro afirma em sua decisão que a fundamentação utilizada pelo tribunal para determinar a prisão de Oruam “revela-se insuficiente, em princípio, para a imposição da segregação antecipada”.
Oruam, de 25 anos, vive o auge de uma série de polêmicas envolvendo seu nome e a polícia do Rio de Janeiro. Ele havia se entregado em 22 de julho, após ter a prisão preventiva decretada por associação ao tráfico de drogas e ao Comando Vermelho (CV).