A figura da oposição iraniana exilada, Reza Pahlavi, alertou na sexta-feira (9) que o regime iraniano planeja usar o corte de internet no país para “matar” os manifestantes e pediu ao presidente dos EUA, Donald Trump, que esteja pronto para intervir.
“Senhor presidente, este é um chamado urgente e imediato para sua atenção, apoio e ação”, escreveu Pahlavi no X. “Na noite passada, o senhor viu os milhões de corajosos iranianos nas ruas enfrentando balas de verdade. Hoje, eles enfrentam não apenas balas, mas um apagão total de comunicações. Sem internet. Sem linhas fixas.”
Quem é Reza Pahlavi
Filho mais velho do Shah Mohammad Reza Pahlavi, Reza Pahlavi tinha 16 anos quando a revolução iraniana de 1979 derrubou o governo de seu pai, o último Shah do Irã. Ele vive nos EUA.
O Líder Supremo Ali Khamenei está “temendo o fim do regime criminoso”, acrescentou Pahlavi em sua mensagem dirigida a Trump.
Instando Trump a agir, Pahlavi afirmou que Khamenei “ameaçou o povo nas ruas com uma repressão brutal. E ele quer usar este apagão para matar esses jovens heróis.”
“O tempo é essencial. O povo estará nas ruas novamente em uma hora. Estou pedindo sua ajuda”, disse ele. “Você provou e eu sei que é um homem de paz e um homem de palavra. Por favor, esteja preparado para intervir e ajudar o povo do Irã.”

