Partidos de oposição protocolaram hoje (22) pedido de impeachment do governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (PMDB-DF), por supostamente atuar para que o Banco Master, investigado por um esquema de fraudes, comprasse o Banco de Brasília (BRB).
Em representação cedida pelo PSOL-DF, foi um dos partidos que protocolou nesta tarde de sexta-feira (22) o pedido de impeachment, mesmo sabendo dos riscos do negócio para o patrimônio do Distrito Federal. A ação, direcionada à Câmara Legislativa do DF, é assinada pela presidente regional do Partido, Giulia Tadini, e pelos deputados distritais Fábio Felix e Max Maciel.
No documento, o partido escreveu que a gravidade desse cenário é acentuada por declarações do próprio governador, que, para tranquilizar o mercado, afirmou que o DF teria mais de R$ 200 bilhões em patrimônio imobiliário (incluída a Terracap) “caso a administração distrital ou a instituição precisem de recursos”, sinalizando, na prática, a possibilidade de comprometimento adicional do patrimônio público para suportar eventuais impactos do caso Master.
O PSB e o Cidadania também abriram um protocolo do impeachment a Ibaneis Rocha. O presidente em exercício do Partido Socialista Brasileiro, Rodrigo Dias, assina o documento com outros quatro membros do PSB: Rodrigo Rollemberg, Ricardo Capelli e Leonardo Pinheiro.
em atualização

