ONS: relatório preliminar aponta incêndio em reator como causa de apagão

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou uma análise preliminar sobre o apagão ocorrido no dia 14 de outubro que aponta um incêndio no reator de linha da LT 500kV Ibiúna – Bateias C2, de propriedade da Eletrobras, considerado como evento zero da ocorrência.

Em consequência do incêndio, houve atuação correta da proteção que desligou o referido circuito, seguido do desligamento incorreto do circuito C1 da mesma linha de transmissão.

Segundo o ONS, em razão do incêndio, a falta se estendeu posteriormente ao barramento da Subestação Bateias, de propriedade da Copel. A falta deveria ter sido eliminada pela atuação da proteção do barramento, o que não ocorreu, resultando em desligamentos múltiplos das linhas de transmissão conectadas na citada subestação, seguido dos desligamentos da LT 500kV Londrina – Assis e da LT 765kV Ivaiporã – Itaberá – Tijuco Preto.

Os desligamentos implicaram a desconexão do sistema elétrico da região Sul do restante do Brasil. Como a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o restante do Sistema Interligado Nacional (SIN), houve elevação da frequência (excesso de geração) no subsistema Sul e redução da frequência (geração menor do que a carga) nos demais subsistemas.

Segundo o relatório preliminar, o problema teve início às 00h31. O restabelecimento das cargas foi iniciado às 00h35min, tendo sido finalizado às 02h15min nos subsistemas Sul, Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste.

Os agentes envolvidos na investigação realizarão uma nova reunião no dia 28 de outubro, para continuação da elaboração do Relatório de Análise de Perturbação (RAP).

Após a conclusão, o RAP será encaminhado a todos os agentes envolvidos, para o atendimento às providências estabelecidas no documento, e também para a ANEEL e para o Ministério de Minas e Energia.

Leia mais

Variedades
Governo do Benin diz que forças armadas frustraram tentativa de golpe
Variedades
Homem é preso após ataque com spray no principal aeroporto de Londres
Variedades
Por que Brasileirão vai acabar com vaga na Libertadores ainda em disputa
Variedades
Número “mágico”, 45 pontos pode não ser suficiente para escapar do Z4
Variedades
Soldado que confessou feminicídio era de unidade da guarda presidencial
Variedades
Demanda por IA pode elevar preços de smartphones em 2026

Mais lidas hoje