O Grande Debate: Sabatina de Messias cancelada fortalece o governo Lula?

O comentarista José Eduardo Cardozo e o cientista político Magno Karl discutiram, nesta terça-feira (2), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a sabatina de Jorge Messias cancelada fortalece o governo Lula.

O presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (União-AP), cancelou a sabatina de Messias alegando que a Casa foi surpreendida com a ausência do envio da mensagem presidencial sobre a indicação ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Cardozo avalia que o Senado queimou a largada ao marcar a sabatina.

“Diante da situação de conflito, o presidente Davi Alcolumbre marcou a sabatina mesmo sem ter recebido a indicação. O governo, percebendo o andar da carruagem, não mandou a indicação. Não há nenhum desrespeito à prerrogativa do Senado. O Senado é que não poderia ter marcado a sabatina antes de receber formalmente o ato jurídico que a desencadearia”, disse.

“Quando o governo tenta ter um diálogo com o Legislativo, negociando situações, mas que evidentemente não pode concordar em abrir mão da sua pauta para se submeter à pauta dos adversários políticos e ideológicos, dá crise”, continuou.

Karl entende que ainda não é possível definir se o governo sai vitorioso do adiamento.

“Pode fortalecer o governo Lula só se considerarmos que o adiamento da sabatina foi provocado pelo governo Lula. Não favorece o governo Lula se nós entrarmos nos meandros desse cancelamento, que foi a constatação do governo de que não tinha os votos no Senado para emplacar o advogado-geral da União no STF”, defendeu.

“O governo Lula estava correndo risco de quebrar um tabu do século XIX. Desde o presidente Floriano Peixoto que nenhum indicado pelo presidente ao STF não consegue ser aprovado pelo Senado Federal. Era isso que estava prestes a acontecer com a indicação de Jorge Messias”, prosseguiu.

Leia mais

Variedades
Marcus D’Almeida conquista bronze em etapa da Copa do Mundo indoor de tiro
Política
Lula critica ações dos EUA na Venezuela e defende multilateralismo
Variedades
Chile declara estado de catástrofe após incêndios deixarem 16 mortos
Variedades
Argentina denunciada por racismo no Rio diz que está com “medo”
Economia
Entenda as liquidações do Banco Master e da Reag
Esportes
Lucas Pinheiro é prata na Copa do mundo de esqui 

Mais lidas hoje