O Grande Debate: CPI do Master deveria ser prioridade no Congresso?

Os comentaristas Vinicius Poit e José Eduardo Cardozo discutiram, nesta terça-feira (3), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Master deveria ser uma prioridade no Congresso Nacional.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o requerimento para criar a comissão deverá respeitar a “ordem cronológica” da fila de pedidos da Casa.

Poit avalia que a CPI é necessária.

“Se o sistema está contra a CPI, se a maioria do Congresso está barrigando a CPI, eu sou a favor. Se o sistema não quer que ela seja prioritária, eu sou a favor que seja prioritária”, disse.

“A gente vê o Senado recusando a Lei de Acesso à Informação sobre o acesso da esposa do ministro Alexandre de Moraes ao Senado. Recusou. Isso claramente mostra que eles estão se protegendo, é um corporativismo. Existe uma esperança de que Daniel Vorcaro ou alguém do Master seja convocado para a CPMI do INSS”, opinou.

Para Cardozo, apesar da dimensão do caso Master, a CPI tem pouca chance de prosperar.

“Pelo jeito essa CPI não vai ter concretude no Congresso Nacional, pelo menos essa é a avaliação que se tem”, afirmou.

“Não me parece realmente que existe uma vontade política por parte de setores do Parlamento de que essa CPI seja instaurada, devem ter razões para isso. Argumenta-se que tem a fila de CPI, mas isso não é nada que o Plenário não pudesse equacionar e dar prioridade a certas CPIs como já fez em outros momentos do Parlamento”, continuou.

Leia mais

Política
Como funciona o teste de integridade das urnas eletrônicas no Brasil
Variedades
Ana Paula Renault desponta como favorita no BBB 26 e reúne todos os ingredientes de uma campeã
Variedades
Brigido é o terceiro eliminado do BBB 26 com 77,88% dos votos
Variedades
Brigido é o eliminado da semana no ‘BBB 26’ com 77,88% dos votos
Variedades
Hypera aprova aumento de capital de até R$ 1,5 bi
Economia
Disparada do Ibovespa, pode ser bolha?

Mais lidas hoje