O Grande Debate: A reaproximação de Lula e Hugo acontecerá na prática?

O advogado Alessandro Soares e a jornalista e ex-senadora Ana Amélia Lemos discutiram, nesta quinta-feira (25), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a reaproximação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), acontecerá na prática.

Após a votação do PL da Dosimetria no Congresso, a expectativa é de que a relação entre Câmara e Executivo entre em uma nova fase.

Nesta terça-feira (23), durante o evento de posse do novo ministro do turismo no Palácio do Planalto, Motta afirmou que o Congresso Nacional não teve um “ano fácil”, mas que continuará com “parceria e diálogo de maneira franca” em 2026.

Alessandro Soares avalia que a reaproximação vai depender do cenário eleitoral do ano que vem.

“O governo tem um dilema que é: tem que negociar com essa estrutura de poder que ele naturalmente não gosta, seria muito melhor negociar com uma base que tem uma coesão ideológica, política e de projeto maior, mas tem que negociar com essa base porque isso é democrático nesse exato momento. E, ao mesmo tempo, têm os desgastes, têm os ataques, e isso pode atingir de alguma forma o governo”, ressaltou.

“A gente não sabe se ano que vem isso vai vingar, isso vai depender, em primeiro lugar, do processo eleitoral, porque ano que vem é ano eleitoral, vai depender das pesquisas eleitorais, vai depender de como o governo Lula vai entrar no começo de ano, tudo isso vai pesar na balança do Hugo Motta”, avaliou.

Para Ana Amélia, a reaproximação já está acontecendo.

“Hugo Motta não é Arthur Lira, é um presidente muito diferente de Arthur Lira, que sabia usar o poder. E o governo precisa, mais do que tudo, é ter um equilíbrio na sua liderança”. E continuou: “o presidente Lula é candidatíssimo, então isso fica muito mais valioso, essa boa relação com o presidente da Câmara e evidentemente do Senado também”, ressaltou.

“A Câmara cuida das emendas parlamentares e essa é a moeda de troca preciosa dos candidatos. O que Hugo Motta precisa fazer para a sociedade é que essas emendas sejam aplicadas com transparência e que a sociedade saiba onde está indo toda essa dinheirama”, finalizou

Leia mais

Variedades
Chuva forte faz Defesa Civil disparar alerta severo em São Paulo
Sorocaba
Túnel da ciclovia na Avenida Dom Aguirre recebe pintura e manutenção da iluminação em LED
Política
Combate ao crime organizado é elevado a ação de Estado, anuncia novo ministro da Justiça
Variedades
Dupla é presa com Mounjaro roubado em carro furtado e com placas trocadas
Esportes
Goleiro Bruno cancela encontro com o filho Bruninho e cita ‘exigências’ da avó
Sorocaba
Semob altera sentido de tráfego em rua na Vila Progresso

Mais lidas hoje