Número de mortos em protestos do Irã passa de 200, diz grupo de ativistas

O número de mortos nas manifestações que acontecem no há duas semanas Irã subiu para 203, segundo informação do grupo iraniano de direitos humanos HRANA, sediado nos Estados Unidos, neste domingo (11).

A agência, que defende os direitos humanos no Irã, informou em uma atualização na sexta-feira (9) que protestos foram registrados em 512 locais em 180 cidades.

As manifestações são as maiores desde 2022, quando uma onda de manifestações foi desencadeada pela morte de Mahsa Amini, de 22 anos, que estava sob custódia policial após ser presa por supostamente usar o véu islâmico de forma inadequada.

A economia do país vem enfrentando dificuldades há anos, desde que os Estados Unidos reimplantaram sanções em 2018, após Donald Trump retirar os Estados Unidos do acordo nuclear internacional durante seu primeiro mandato.

Em 2025, o rial iraniano perdeu cerca de metade do seu valor em relação ao dólar, com a inflação oficial atingindo 42,5% em dezembro.

O bloqueio à internet no país já dura mais de 60 horas, informou a organização de monitoramento NetBlocks.

A empresa de monitoramento classificou a interrupção como uma “ameaça direta” à segurança pública.

“O bloqueio da internet no Irã já ultrapassou a marca de 60 horas, com os níveis de conectividade nacional permanecendo estagnados em torno de 1% dos níveis normais”, disse a NetBlocks em uma postagem no X na madrugada deste domingo (11).

“A medida de censura representa uma ameaça direta à segurança e ao bem-estar dos iranianos em um momento crucial para o futuro do país”.

O grupo de monitoramento sediado no Reino Unido relatou os primeiros sinais de falta de conectividade com a internet no Irã na noite de 8 de janeiro, em uma postagem no X.

Leia mais

Variedades
Tempestade castiga SP; pessoas ficam ilhadas na Zona Leste
Variedades
BBB 26: Sem saber de acordo com Cruzeiro, Babu prevê Kaio Jorge no Flamengo
Variedades
Scott Adams, criador do quadrinho ‘Dilbert’, morre aos 68 anos
Variedades
Mistérios da matéria escura: Cloud-9 é um objeto cósmico nunca antes visto
Sorocaba
Oficina de Desenho é atração gratuita na Biblioteca Municipal de Sorocaba nesta sexta-feira (16)
Política
Lula fala com primeiro-ministro de Portugal sobre acordo Mercosul-UE

Mais lidas hoje