Naufrágio em barco de imigrantes na África deixa ao menos 70 mortos

Pelo menos 70 pessoas morreram quando um barco que transportava imigrantes naufragou na costa da África Ocidental, informou o Ministério das Relações Exteriores da Gâmbia na noite desta sexta-feira (30), em um dos acidentes mais mortais dos últimos anos em uma popular rota de migração para a Europa.

Outras 30 pessoas podem ter morrido depois que a embarcação, que se acredita ter partido da Gâmbia e transportava principalmente cidadãos gambianos e senegaleses, naufragou na costa da Mauritânia na manhã de quarta-feira (27), informou o ministério em um comunicado.

O navio transportava cerca de 150 passageiros, 16 dos quais foram resgatados. As autoridades mauritanas recuperaram 70 corpos na quarta e quinta-feira, e relatos de testemunhas sugerem que mais de 100 podem ter morrido, segundo o comunicado.

A rota de migração atlântica da costa da África Ocidental para as Ilhas Canárias, normalmente utilizada por imigrantes africanos que tentam chegar à Espanha, é uma das mais mortais do mundo.

Mais de 46 mil imigrantes irregulares chegaram às Ilhas Canárias no ano passado, um recorde, segundo a União Europeia. Mais de 10 mil pessoas morreram tentando a viagem, um aumento de 58% em relação a 2023, segundo o grupo de direitos humanos Caminando Fronteras.

O ministério das Relações Exteriores da Gâmbia implorou aos seus cidadãos que “se abstenham de embarcar em viagens tão perigosas, que continuam a ceifar a vida de muitas pessoas”.

Leia mais

Variedades
Após mais de 5 horas, Linha 4-Amarela reabre transferências depois de falha
Variedades
Falha no sistema causa lentidão e fecha transferências na Linha 4-Amarela
Variedades
Senae Takaichi se torna primeira mulher a liderar o Japão
Variedades
Vídeo: briga entre comerciantes termina em tiros no centro de Osasco
Variedades
MP-SP acusa irmã gêmea de “serial killer da feijoada” por ajudá-la em crime
Variedades
Direita x Esquerda: Mapa mostra distribuição de governos na América do Sul

Mais lidas hoje