MPMG denuncia 35 por organização criminosa e tráfico em MG, SP e MT

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou, nesta quarta-feira (17), 35 pessoas por crimes de organização criminosa, associação para o tráfico interestadual de drogas, tráfico de drogas, posse de arma de fogo de uso restrito e lavagem de capitais.

Segundo o órgão, o grupo atuava em cidades mineiras como Ituiutaba, Uberlândia, Centralina, Pará de Minas, Belo Horizonte, Esmeraldas e Contagem, além de municípios dos estados de São Paulo e Mato Grosso.

A denúncia é resultado da operação Muro ao Lado, iniciada após a prisão em flagrante de um homem com cerca de 40 quilos de maconha, em 24 de fevereiro deste ano.

A partir desse episódio, as investigações revelaram uma organização criminosa considerada altamente estruturada, com divisão clara de funções entre liderança e fornecimento, distribuição regional, logística de estocagem e transporte, lavagem de dinheiro e pagamento fragmentado.

O objetivo, segundo o MPMG, era dificultar o trabalho das autoridades e ocultar a origem e o destino dos valores, que ultrapassaram R$ 400 mil em curto período, quantia considerada apenas uma fração da movimentação real da organização.

As investigações apontam que a movimentação total de drogas atribuída ao grupo chegou a aproximadamente 284,89 quilos de substâncias ilícitas, entre maconha, cocaína, ecstasy e LSD, considerando apreensões e negociações rastreadas. Também foram apreendidas armas de fogo de uso restrito e grande quantidade de munição em endereços ligados a integrantes da organização em Uberlândia, Belo Horizonte e Esmeraldas.

O MPMG afirma ainda que foi identificada a participação de um policial civil lotado na comarca de Ituiutaba, que teria repassado informações sigilosas da investigação ao líder do grupo.

Leia mais

Esportes
Ex-jogador do Fluminense é assassinado a tiros no Equador
Variedades
PF deflagra nova fase da operação Sem Desconto, contra fraudes no INSS
Política
Entenda os próximos passos do PL da Dosimetria após aprovação no Senado
Política
Wellington Fagundes lidera em todos os cenários em MT, diz Paraná Pesquisas
Variedades
Ataque ucraniano mata três pessoas em Rostov, na Rússia, dizem autoridades
Variedades
Com sete pendurados, Corinthians evita cartões e vai completo para volta

Mais lidas hoje