Motta diz que Brasil está pronto para acabar com escala 6×1

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o Brasil está pronto para discutir o fim da escala de trabalho 6×1.

Nesta segunda-feira (9), ele encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê mudanças no atual modelo de jornada, considerado por críticos como excessivamente desgastante para os trabalhadores.

“Vamos começar esta grande caminhada agora porque o Brasil precisa, porque o povo merece, porque é o certo a fazer”, declarou Motta ao defender o avanço da proposta no Congresso.

A CCJ deve analisar duas PECs que tramitam apensadas sobre o tema: a PEC 8/25, de autoria da deputada Erika Hilton (Psol-SP), e a PEC 221/19, apresentada pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). O colegiado será responsável por avaliar a admissibilidade constitucional dos textos. Caso sejam aprovados, os projetos seguem para análise de uma comissão especial.

Segundo o presidente da Câmara, o debate já está atrasado e precisa avançar para garantir mais qualidade de vida à população. Para Motta, é necessário discutir soluções que permitam ao trabalhador “dispor de mais tempo, mais dignidade” em um modelo econômico que caminhe para o respeito ao ser humano e ao seu tempo de qualidade.

Leia mais

Variedades
São Martinho segura vendas de etanol e projeta preços melhores no 4º tri
Economia
IPCA: Inflação oficial sobe 0,33% em janeiro
Sorocaba
Festival das Lanternas tem programação no Pátio Cianê Shopping nos dias 20 e 21 de fevereiro
Variedades
Carnaval 2026: confira os principais blocos de artistas em São Paulo
Política
Planalto articula troca de relator do PL Antifacção para garantir digital do governo na proposta
Sorocaba
Equipes do “HumanizAção” acolhem 29 pessoas em situação de rua nesta segunda-feira (9)

Mais lidas hoje