Morre Ideval Anselmo, compositor de samba-enredo paulista, aos 85 anos

Ideval Anselmo, conhecido por sua trajetória na escola de samba Camisa Verde e Branco e por ser um dos principais compositores de samba-enredo paulistano, morreu nesta Quarta-Feira de Cinzas (18), aos 85 anos, em São Paulo.

A razão da morte ainda não foi divulgada.

O velório do sambista ocorre nesta quinta-feira (19), das 8h30 às 12h30, no Cemitério Vila Nova Cachoeirinha, na Vila dos Andrades, zona norte da capital paulista.

Nas redes sociais, amigos, familiares e companheiros de trabalho prestaram homenagens ao sambista, que o classificaram como “fundamental para a história do carnaval de São Paulo”.

Ver essa foto no Instagram

Tadeu Kaçula, sociólogo e conhecido do artista, afirmou ter produzido o primeiro álbum de Anselmo. Ele conta que aprendeu muito com o compositor “sobre o samba e a cultura do carnaval paulista”.

A cantora Fabiana Cozza, filha de Oswaldo dos Santos, também homenageou o artista. Em 2011, ela dividiu o palco com o pai na gravação do clássico “Narainã (Alvorada dos Pássaros)”, produzido por Ideval Anselmo, Jordão e Zecão.

Oswaldo é ligado à história da escola de samba Camisa Verde e Branco, a qual fez parte ao lado de Ideval.

Ver essa foto no Instagram

Quem era Ideval Anselmo

Ideval Anselmo nasceu em 18 de setembro de 1940, em Catanduva, no interior de São Paulo. Sua trajetória no samba iniciou em 1969, na escola de samba Camisa Verde e Branco..

Três anos depois, em 1972, emplacou seu primeiro samba-enredo, “Literatura de Cordel”, marcando o início de uma carreira consolidada no Carnaval paulistano.

O sambas-enredo criados por Ideval foram campeões em 1974, 1976, 1977 e 1979, pela Camisa Verde e Branco, e em 1984, pela Rosas de Ouro.

Ao longo dos anos, Anselmo teve suas composições interpretadas por nomes como Jamelão, Eliana de Lima, Thobias da Vai-Vai, Fabiana Cozza e Oswaldo dos Santos. Entre seus clássicos estão “Narainã, a alvorada dos pássaros” e “Atlântida e suas chanchadas”.

Integrante da Embaixada do Samba Paulistano desde 2005, lançou álbum solo reunindo sambas-enredo, ijexá e composições em estilo gafieira.

Sob supervisão de Tonny Aranha

Leia mais

Variedades
Dino proíbe criação de novas leis ou atos que visem garantir penduricalhos
Esportes
Real Madrid diz que apresentou ‘todas as provas’ à Uefa de racismo contra Vini Jr.
Sorocaba
Programa “HumanizAção” acolhe 20 pessoas em situação de rua nesta quarta-feira (18)
Variedades
Air France-KLM reverte prejuízo e lucra mais que o esperado no 4º trimestre
Economia
Preço médio do etanol sobe 0,22% em 12 estados e no Distrito Federal, diz ANP
Sorocaba
Torneio Cruzeirão 2026 tem 21 confrontos na próxima semana

Mais lidas hoje