Moraes vota para condenar cinco réus do núcleo 2 da trama golpista

O Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (16) para absolver o delegado Fernando Oliveira, da Polícia Federal (PF), e condenar mais cinco réus no caso da chamada trama golpista. Eles são acusados de fazer parte de uma organização criminosa para manter no poder após as eleições de 2022 o ex-presidente Jair Bolsonaro. Eles integram o que foi nomeado de Núcleo 2, uma espécie de segundo escalão em importância na trama.

A missão deste grupo era monitorar e neutralizar autoridades, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR). Além disso, também buscaram impedir que eleitores chegassem a urnas durante as eleições de 2022, utilizando o aparato da PF, principalmente no Nordeste. Também seriam responsáveis por elaborar a chamada “minuta do golpe”, que seria utilizada por Bolsonaro para justificar estádio de sítio.

Moraes votou por absolver Fernando Oliveira, delegado da PF e ex-secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Ele foi acusado pela PGR de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado pela violência, grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

O ministro, relator do caso, votou por condenar por esses crimes quatro réus:

  • Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro;
  • Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro;
  • Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF);
  • Mário Fernandes, general da reserva do Exército;

Para Marília Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça, Moraes votou por condenar ela por dois crimes apenas: tentativa de abolição violente de estado democrático de direito e organização criminosa. Ainda faltam votar Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Leia mais

Variedades
Conheça novo helicóptero do Exército famoso em filmes dos EUA
Política
Ex-ministro de Lula, Celso Sabino anuncia que disputará vaga no Senado em 2026
Sorocaba
Grupo de ginástica para idosos e portadores de doenças crônicas da UBS Barcelona celebra fechamento das atividades de 2025 com confraternização
Variedades
Suzano inaugura nova linha de celulose fluff em SP
Política
STF forma maioria para invalidar marco temporal de terra indígenas
Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba premia equipes vencedoras da Copa de Voleibol “Meninos e Meninas da Vila” 2025

Mais lidas hoje