Moraes pede extradição de ex-assessor acusado de vazar informações sigilosas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou a extradição de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que atualmente vive na Itália. O pedido foi encaminhado pelo Ministério da Justiça ao Itamaraty, que deve formalizar a solicitação junto ao governo italiano. Tagliaferro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF nesta sexta-feira (22). Ele é acusado de violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Segundo a PGR, quando ocupava o cargo de assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, Tagliaferro teria vazado diálogos sigilosos a veículos de imprensa e a terceiros. Para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, os indícios reunidos pela Polícia Federal mostram que ele atuou para favorecer interesses próprios e de uma organização criminosa responsável por ataques ao sistema eleitoral e à atuação do STF e do TSE.

O órgão também afirma que o ex-assessor manteve alinhamento com investigados envolvidos na tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023, inclusive deixando o Brasil para, segundo a acusação, “potencializar reações ofensivas contra as autoridades responsáveis pelas investigações”. Tagliaferro teria revelado informações internas do gabinete de Moraes durante sua gestão no TSE. Os supostos vazamentos envolvem ordens não oficiais para a produção de relatórios que embasariam decisões contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados no inquérito das fake news.

Essas alegações levantaram questões significativas sobre a imparcialidade dos julgamentos, especialmente considerando que Moraes poderia atuar como julgador e, ao mesmo tempo, ser uma das partes envolvidas em alguns casos. Agora, o STF deve abrir prazo para que a defesa de Tagliaferro se manifeste antes de decidir se ele se tornará réu no processo.

Leia mais

Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil
Agronegócio
ATTO Sementes aposta em sementes de alto vigor para transformar potencial em máxima produtividade
Variedades
Primeira-ministra da Tailândia é destituída do cargo por violação ética
Variedades
Íris Lettiere Costa, conhecida por ser a “voz do Galeão”, morre aos 84
Agronegócio
Fogo em plantações de cana em 2024 queriam forçar produtor a vender barato, diz Faesp

Mais lidas hoje