Moraes decreta prisão de magnata albanês que mora no Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decretou a prisão cautelar de Ervin Mata, de 38 anos, também conhecido como um magnata albanês, que vive no Brasil.

A decisão de prisão é de 11 de março, mas a publicação da decretação ocorreu apenas em 23 de setembro. O caso tramita no STF de forma sigilosa em um pedido de extradição. Até o momento, Ervin ainda não foi preso.

O governo da Albânia fez um pedido à Justiça brasileira para a extradição do empresário. No país estrangeiro, ele é acusado por tráfico de drogas, participação em organização criminosa e associação criminosa.

Segundo o governo albanês, as investigações colheram provas e apontam que o empresário coordenou o tráfico de 240 kg de cocaína em Frankfurt, na Alemanha, em setembro de 2020.

Segundo o jornal albanês “Pamfleti”, Mata é procurado internacionalmente desde novembro de 2023. Ele teria faturado 81 milhões de lek albanês (ALL), o que equivale a aproximadamente R$ 5,2 milhões, com o tráfico. O foragido também é suspeito de organizar e financiar de assassinatos.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes afirma que a prisão cautelar visa assegurar a execução de eventual ordem de extradição.

“DECRETO a prisão cautelar de ERVIN MATA, determinando a expedição de mandado de prisão, cujo cumprimento deverá ser comunicado imediatamente a esta SUPREMA CORTE, ao Ministério da Justiça, à Interpol e à representação diplomática do Estado interessado”, ordena o ministro.

Leia mais

Agronegócio
Em um dia, arroba do boi gordo aumenta quase R$ 8 em Minas Gerais
Variedades
SP: vídeo mostra momento em que criminosos assaltam loja em shopping
Variedades
Mulher e criança se penduram em ar condicionado ao tentar fugir de incêndio
Variedades
Governo estende política de classificação indicativa para apps
Variedades
Economia circular impulsiona ações ambientais no setor varejista
Variedades
Defesa de Buzeira se manifesta após prisão de influencer: “É trabalhador”

Mais lidas hoje