A Defesa Civil de São Paulo confirmou a morte de um morador após o deslizamento de um imóvel em Campos do Jordão nesta quarta-feira (10). A vítima foi encontrada sob os escombros depois do acidente, registrado durante o forte temporal que atingiu o Estado.
De acordo com o órgão, três casas vizinhas foram interditadas preventivamente devido ao risco de novos deslizamentos e de colapso estrutural. Ao todo, oito moradores ficaram desabrigados e estão sendo atendidos pela prefeitura e encaminhados a abrigos municipais. Equipes seguem monitorando a área.
Campos do Jordão registrou 60 mm de acumulado de chuva nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil. As rajadas de vento no município chegaram a 52,6 km/h.
O temporal associado ao ciclone extratropical provocou fortes rajadas de vento em várias cidades paulistas. Na capital, a estação da Lapa registrou 98 km/h — a maior do Estado. Congonhas teve 96,3 km/h e Bertioga, 91,1 km/h.
As condições climáticas causaram danos à rede elétrica e lentidão no trânsito. Na segunda-feira (9), São Paulo registrou quase 1.500 km de congestionamento ao longo da tarde, o maior índice do ano. Até esta quarta-feira, foram abertos 514 chamados para quedas de árvores e cinco para enchentes.
Ciclone e ventania em SP: queda de energia afeta abastecimento de água
Quatro pessoas ficaram levemente feridas em diferentes ocorrências envolvendo galhos e árvores caídas — um motociclista na Cachoeirinha, uma funcionária de escola em Santana, um ocupante de veículo na Lapa e uma idosa na região da República.
Mais de 2,2 milhões de consumidores da Região Metropolitana ficaram sem energia, segundo balanço da Enel. A ventania também provocou cancelamentos de voos, quedas de árvores e até o fechamento de parques por toda a região.

