Mercado do boi segue estável enquanto exportações de carne bovina se aproximam de recorde

O mercado do boi encerrou esta quinta-feira (4) com estabilidade e firmeza nas cotações. Na praça paulista, a arroba foi negociada a uma média de R$ 322,80, enquanto as escalas de abate seguem confortáveis na média nacional, embora ainda apresentem variações regionais.

O destaque do dia veio do resultado oficial das exportações de carne bovina em novembro. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil embarcou mais de 318 mil toneladas no mês, volume próximo ao recorde registrado em outubro.

Ao longo de 2024, o país vem renovando sucessivas máximas mensais, impulsionado pela forte demanda externa. Somente em outubro, os embarques avançaram quase 40% em relação ao mesmo período de 2024.

China segue liderando as compras

No acumulado do ano até novembro, a China permanece como principal destino da carne bovina brasileira, seguida por Estados Unidos e Chile.

Em novembro, o preço médio da tonelada exportada ficou em US$ 5.509, recuo em relação ao mês anterior, reflexo da pressão nos preços internacionais e do enfraquecimento global do dólar, que impactou a indústria exportadora.

Para a China, foram embarcadas 176 mil toneladas no mês, cerca de 11 mil a menos que em outubro, mas ainda um volume expressivo. Tradicionalmente, o país reduz as compras de carne bovina no fim do ano.

EUA devem ganhar protagonismo

Apesar da desaceleração chinesa, o cenário externo tende a permanecer positivo. A retirada das tarifas sobre a carne bovina brasileira pelos Estados Unidos deve impulsionar os embarques nas próximas semanas, abrindo espaço para uma demanda ainda mais forte no início de 2025.

Leia mais

Variedades
Mercado ilegal de armas se moderniza e amplia poder de fogo do crime
Variedades
Começa a semana da última “superquarta” de 2025: O que esperar?
Variedades
Ceia de Natal: Veja o que ficou mais caro e mais barato nesse fim de ano
Variedades
Datafolha: 54% acham que Bolsonaro quis fugir; 33% acreditam em surto
Variedades
Tailândia lança ataques contra o Camboja em meio à retomada das tensões
Política
Preço para desistir de candidatura é ‘Bolsonaro livre’, diz Flávio

Mais lidas hoje