Um homem apontado como líder de uma quadrilha de hackers especializada em fraudes de concursos públicos foi preso, na última quinta-feira (30), após ser reconhecido pelas câmeras inteligentes do programa Smart Sampa, em São Paulo.
O suspeito era procurado pela polícia do Rio de Janeiro e conseguiu fugir antes da megaoperação policial considerada a mais letal da história do Brasil, que resultou em mais de 120 mortos nos complexos Penha e Alemão.
No momento da captura, o criminoso estava andando na Rua Vinte Cinco de Março, Centro Histórico de São Paulo, quando foi localizado pelas câmeras. Minutos depois, Agentes da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), que patrulhavam as proximidades, foram acionados e conseguiram realizar a abordagem. O homem foi encaminhado ao 8º Distrito Policial.
Após fugir da capital fluminense, o homem se hospedou em condomínios de luxo localizado no Jardim Anália Franco, na Zona Leste da capital paulista. A polícia investiga se ele recebeu informações privilegiadas da operação que teria desarticulado seu grupo no Rio.
Prejuízo de R$ 70 milhões com quadrilha hacker
De acordo
O grupo em que era líder oferecia cursos preparatórios com acesso a conteúdos sigilosos de provas para concursos. Ao todo, estima-se que a quadrilha já causou um prejuízo estimado de R$ 70 milhões.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo
