Médico explica manobra criticada durante convulsão de jogador no Maracanã

Após críticas por parte da torcida, o médico do Sampaio Corrêa, Dr. Lucas Vargas, publicou um vídeo nas redes sociais em que explica uma manobra utilizada no atendimento a Alexandre, jogador que convulsionou durante a partida contra o Flamengo, no sábado (7), pelo Campeonato Carioca.

O volante desabou sozinho no gramado aos oito minutos de jogo, que precisou ser paralisado. Durante a assistência, Vargas chegou a colocar a mão na boca do atleta — gesto que gerou repercussão nas redes sociais.

O médico explicou que, no momento de tensão, pensou em verificar se Alexandre estava com chiclete na boca, já que sabia do hábito do jogador de mascar durante as partidas. O objetivo foi retirar o objeto da cavidade oral para evitar uma possível broncoaspiração, que poderia levar a uma parada cardiorrespiratória.

“Ali dentro de um clube nós vivemos o dia a dia. Estamos acostumados a lidar uns com os outros, conhecemos as manias e o jeito de cada atleta. O Alexandre tem o costume de mascar chiclete enquanto joga. Isso é uma coisa dele”, afirmou.

Vargas também atualizou o estado de saúde do jogador e afirmou que Alexandre está estável, em recuperação de uma amnésia temporária. “Ele se recuperou, lembrou do jogo, lembrou do aquecimento.”

Alexandre deixou o gramado do Maracanã de ambulância e foi encaminhado ao Hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, onde realizou “tomografia, eletrocardiograma, exames laboratoriais, eletroencefalograma e ressonância magnética do crânio”.

Ainda de acordo com o médico, o jogador ficou internado em observação por 24 horas e realizou um exame de Holter – que monitora a atividade cardíaca –, para descartar qualquer sequela cardíaca ou neurológica.

“O que importa é que o Alexandre está bem. Eu, particularmente, não ligo para o que as pessoas deixam de falar ou vão falar na internet”, disse.

“Ele tá estável, ele tá com a família dele, é isso que importa. Vamos manter a oração, os cuidados com ele para que ele possa voltar o mais rápido possível. É isso que eu e acredito que toda a família do Sampaio Corrêa desejamos nesse momento”, completou.

Veja o vídeo:

Ver essa foto no Instagram

Leia mais

Variedades
Vídeo: Guardas Municipais são mortos a tiros de fuzil no Marajó
Esportes
Morre Adriano Gomes de Lima, multimedalhista paralímpico na natação
Variedades
Neymar não é relacionado pelo Santos e está fora do jogo com Noroeste
Sorocaba
Programa “HumanizAção” acolhe 17 pessoas em situação de rua neste sábado (7)
Variedades
Pequeno fóssil de pararréptil revela segredos do ecossistema pré-dinossauro
Política
Cláudio Castro depõe na CPI do Crime Organizado na quarta-feira

Mais lidas hoje