Marlon Santos relembra início da guerra na Ucrânia e explica retorno ao Shakhtar Donetsk

Campeão da Libertadores pelo Fluminense e com passagem pelo Barcelona, o zagueiro Marlon Santos voltou a vestir a camisa do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O jogador de 29 anos falou sobre a decisão de retornar ao clube e relembrou os momentos de tensão vividos no início da Guerra Russo-Ucraniana, em 2022, que marcaram sua primeira passagem pela equipe. Marlon atuou em apenas 22 partidas pelo Shakhtar antes da eclosão do conflito.

Ele contou que os dias de incerteza e medo ainda estão presentes em sua memória. “Nós, brasileiros, ficamos juntos o tempo todo e, graças a Deus, saímos sem problemas. O clube nos ajudou com hospedagem. Ficamos quatro dias em um hotel, com comida e bebida. Mas, num cenário de guerra, quatro dias são como um mês. A gente sente a dor junto com eles, quando acontece um atentado, quando sabemos que pessoas foram mortas”, relatou em entrevista à Flashscore.

Apesar das lembranças difíceis, Marlon afirmou que sempre teve o desejo de voltar ao Shakhtar, clube que se tornou símbolo da presença brasileira na Europa. A equipe, tradicionalmente, funciona como uma porta de entrada para jogadores do país no futebol europeu. “Cheguei a falar com o meu empresário: ‘Por mais que a gente converse com outros clubes, o nosso desejo e prioridade é sempre o Shakhtar’. É muito gratificante poder voltar para um time que tem essa tradição de abrir caminho para os brasileiros no futebol europeu.”

O defensor acrescentou que a decisão de regressar também partiu de um sentimento compartilhado com sua família, mesmo diante da instabilidade do país. “Desde o início, eu via a bandeira ucraniana o tempo todo e, quando falávamos do Shakhtar, eu e minha esposa sentíamos paz, mesmo com o cenário da guerra. Sentimos que era hora de voltar. Aqui estamos, muito felizes e realizados”, afirmou.

Leia mais

Variedades
Por que Brasileirão vai acabar com vaga na Libertadores ainda em disputa
Variedades
Número “mágico”, 45 pontos pode não ser suficiente para escapar do Z4
Variedades
Soldado que confessou feminicídio era de unidade da guarda presidencial
Variedades
Demanda por IA pode elevar preços de smartphones em 2026
Agronegócio
Nelore Fest 2025: evento da ACNB consagra Giro do Boi com prêmio máximo da pecuária
Agronegócio
Arroba do boi gordo deve ter novas altas graças aos EUA e à demanda interna

Mais lidas hoje