Marinho diz que Bolsonaro está ‘tranquilo’ com chance de perder patente

O senador Rogério Marinho (PL-RN) disse nesta quarta-feira (4) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está “tranquilo” com a possibilidade de perder a patente militar. A afirmação foi feita em coletiva de imprensa realizada após o parlamentar visitar Bolsonaro na “Papudinha”, em Brasília.

“O presidente está tranquilo em relação a o que está ocorrendo porque tudo isso é parte de um processo de não apenas encarcerar, mas impedir que ele tenha o resgate profissional”, afirmou Marinho.

Marinho disse que a perda da patente é somente mais um “prego” na situação vivida por Bolsonaro. “Nós temos a convicção que a própria circunstância das eleições e o seu resultado vão permitir que o vencedor, o Flávio Bolsonaro, irá indultar todos aqueles que foram injustamente condenados.”

Durante a entrevista, o senador também descartou a possibilidade de ser vice de Flávio na disputa presidencial. “Eu faço parte do mesmo partido do senador Flávio. A ideia é que tenhamos a possibilidade de atrair outros partidos. […] Com certeza não serei eu”, garantiu.

Perda de patente

O Ministério Público Militar (MPM) pediu na terça-feira (3) ao Supremo Tribunal Militar (STM) a cassação dos postos e patentes de Jair Bolsonaro, do ex-comandante da Marinha Almir Garnier, e dos generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Souza Braga Netto.

O STM irá julgar se os militares tem condições éticas de continuar nas Forças. Bolsonaro e os outros foram todos condenados por tentativa de golpe de Estado. Se os pedidos foram acatados, os oficiais serão expulsos.

Essa é a primeira vez que a Corte irá julgar militares acusados de crimes contra a democracia. Cada um dos acusados será julgado no STM por um ministro diferente. A escolha é feita por um algorítimo do sistema.

Caso percam a patente, Bolsonaro e os outros militares podem ser transferidos para prisões comuns. A presidente do STM, Maria Elizabeth Guimarães só vota em caso de empate, a favor do réu.

Leia mais

Sorocaba
Procurado por pensão alimentícia é detido no Terminal Santo Antônio com apoio do sistema Smart Sampa
Variedades
Justiça pede prisão de Adilsinho por homicídio ligado à máfia do cigarro
Política
Saiba os próximos passos do pedido de perda de patente de Bolsonaro
Variedades
Parlamentares da UE decidem retomar trabalhos para acordo comercial com EUA
Economia
Renan Calheiros se reunirá com Galípolo hoje para tratar sobre Master
Política
Lei do licenciamento ambiental entra em vigor em meio a ações no STF

Mais lidas hoje