Maior lagarto do Brasil morre após ser resgatado com anzol preso na boca

Um teiú, que é considerado o maior lagarto do Brasil, morreu, nesta sexta-feira (5), após passar por uma cirurgia para remoção de um anzol.

Segundo Júlio Souza, coordenador do Serviço de Atendimento de Animais Silvestres de Blumenau, o lagarto passou por uma cirurgia de esofagostomia para remoção da garateia.

Na sequência, o animal passou por uma cirurgia de reconstrução do esôfago. No pós-cirúrgico a equipe veterinária percebeu que o lagarto permanecia com uma ruptura próxima à entrada da cavidade celomática.

Uma cirurgia de correção desta ruptura estava marcada para esta sexta-feira (5), mas o animal não resistiu e morreu pela manhã.

O animal foi resgatado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade após ser encontrado com um anzol preso na boca.

Fêmea de lagarto teiú grávida é encontrada dentro de uma casa no Rio

Sobre os teiús

O lagarto teiú (Salvator merianae) é um dos maiores lagartos da América do Sul, encontrado principalmente no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Pode chegar até 1,5 metro de comprimento e possui coloração preta e branca com manchas. É um animal onívoro, que se alimenta de insetos, pequenos animais, ovos e frutas. Habita em diversos ambientes, desde florestas tropicais até áreas urbanas, adaptando-se bem a diferentes condições.

Sob supervisão de AR.

Leia mais

Variedades
Negociação de ação da Petz é suspensa antes do anúncio de fusão com Cobasi
Sorocaba
Motocicleta com queixa de furto é localizada pela GCM durante patrulhamento preventivo
Política
Bolsonaro aceitou redução de pena por falta de votos para anistia, diz Malafaia
Variedades
Família de líder do TCP foi ouvida e liberada após abordagem policial no MS
Sorocaba
GCM detém um por tráfico e recolhe 234 porções de drogas no Parque São Bento
Política
CCJ do Senado aprova PL Antifacção; plenário vota ainda hoje

Mais lidas hoje