Lula pressiona Congresso, defende PEC da Segurança e indica novo ministério

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em defesa da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da Segurança nesta sexta-feira (6) e pressionou o Congresso Nacional para a aprovação da matéria.

“Nós sabemos que a segurança pública é um problema no país. Eu tô com a PEC da Segurança Pública para definir qual é o papel da União na segurança pública, porque pela Constituição a segurança pública é da responsabilidade do estado. A união cuida da PF e da PRF”, disse o presidente durante agenda em Salvador, na Bahia.

Ele ressaltou ainda que se a PEC for aprovada, ele irá criar o Ministério da Segurança Pública, “mas vai ter que ter dinheiro para resolver esse negócio”.

“Por isso, meus companheiros deputados, meu querido companheiro Brito, vocês têm a responsabilidade de aprovar”, continuou.

O presidente tem reforçado que o papel do governo federal não pode ser apenas o de repassar fundos, mas de atuar de forma ativa e estratégica junto aos estados para melhorar a segurança da população. Além disso, o tema tem sido central para as eleições deste ano e se destaca nas pesquisas.

Líderes do Legislativo vêm debatendo a proposta em comissões especiais, enquanto o governo busca construir consenso para que ela avance na tramitação e chegue a uma votação no plenário das duas casas.

“Prioridade da Casa”

Após o Legislativo retornar ao trabalho depois do recesso, Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, afirmou a segurança pública será prioridade na Casa em 2026.

“Vamos continuar priorizando a pauta da segurança pública ao longo do ano de 2026, para que a Câmara possa estar concatenada com aquilo que a nossa sociedade espera no que diz respeito a entregas concretas em diversas áreas”, disse Hugo durante um jantar da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado, em Brasília.

No final de 2025, a Câmara decidiu adiar a análise do PL (Projeto de Lei) Antifacção e da PEC da Segurança Pública para este ano.

Leia mais

Variedades
1,2 mil artistas e 700h de ensaio: a abertura de Milão-Cortina em números
Política
Michelle divulga carta enviada por Bolsonaro no aniversário de casamento: ‘100% fiel’
Sorocaba
Saae/Sorocaba orienta nas contas de consumo sobre uso consciente e economia de água
Política
Quais são as doenças de Bolsonaro, segundo laudo da PF
Sorocaba
GCM localiza carreta abandonada com sinais de arrombamento na madrugada
Sorocaba
GCM atende acionamento do aplicativo Protege Mulher e detém agressor por violência doméstica

Mais lidas hoje