O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio das redes sociais, cumprimentou o presidente eleito de Portugal, António José Seguro, pelo que chamou de “vitória expressiva nas urnas” neste domingo (8).
“Numa eleição que se desenvolveu de forma pacífica e representa a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo. E consolida a posição de Portugal de apoio ao acordo Mercosul-União Europeia”, escreveu.
Segundo Lula, o Brasil seguirá trabalhando em parceria com o presidente eleito e o primeiro-ministro Luís Montenegro pelo fortalecimento das relações bilaterais históricas entre nossos países, em defesa do multilateralismo e do desenvolvimento sustentável.
Mais cedo, o Partido dos Trabalhadores já havia se posicionado a respeito do assunto. Numa nota assinada pela Executiva Nacional, a sigla também classificou como “expressiva vitória” o desempenho do socialista nas urnas.
“Ao eleger António José Seguro, o povo português optou, de forma inequívoca, pela defesa dos princípios democráticos e de justiça social, rejeitando a política de divisão, de ódio e de intolerância da extrema direita”, pontou.
A ministra de Relações Institucionais da Presidência da República usou o mesmo tom de Lula e do PT ao comentar nas redes sociais o resultado do pleito português.
“Grande vitória da democracia nas eleições presidenciais em Portugal. Parabéns ao novo presidente Antônio José Seguro, do Partido Socialista, e ao povo português, pelo resultado expressivo contra a candidatura da extrema-direita”.
Resultado
António José Seguro, de 63 anos, venceu as eleições presidenciais de Portugal neste domingo (8). Ele disputou o cargo com o candidato de direita, André Ventura.
A posse será no dia 9 de março.
Durante a campanha, Seguro se apresentou como a “opção segura” para comandar o país.
Essa foi a primeira vez em 40 anos que Portugal teve um segundo turno nas eleições, o que reflete a fragmentação do panorama político.

