Lula e Putin conversam por telefone sobre Venezuela e ‘defesa da paz na América do Sul’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma conversa telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na manhã desta quarta-feira (14). O diálogo teve duração aproximada de 45 minutos.

Os chefes de Estado trataram dos preparativos para a 8ª Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil – Rússia (CAN), prevista para ocorrer no dia 5 de fevereiro. O encontro será realizado em formato híbrido — virtual e presencial em Brasília — e será copresidido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin.

Primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin

Lula e Putin concordaram que a reunião representará uma oportunidade para dinamizar a cooperação em áreas prioritárias, como comércio, agricultura, defesa, energia, ciência e tecnologia, educação e cultura. Atendendo a um pedido do presidente brasileiro, Putin comprometeu-se a enviar uma delegação de alto nível para participar presencialmente do evento na capital federal.

Além da pauta bilateral, os presidentes trocaram impressões sobre a conjuntura mundial. Ambos manifestaram preocupação com a situação na Venezuela e reiteraram a importância de que a América do Sul e o Caribe permaneçam como zonas de paz. Defenderam, ainda, o papel dos países do BRICS no fortalecimento das instituições de governança global, com destaque para as Nações Unidas e seu Conselho de Segurança.

Leia mais

Variedades
Henri Castelli sofre novo caso de convulsão após retornar do hospital 
Variedades
Arlindo Anomalia, o “Popeye brasileiro”, morre aos 55 anos
Sorocaba
Casa do Trabalhador oferece 165 vagas de emprego na quinta-feira (15)
Política
Senadores protocolam pedido de impeachment contra Toffoli
Variedades
Mané supera Salah e garante Senegal na final da Copa Africana de Nações
Política
Defesa de Delgatti pede redução da pena com base em indulto de Natal

Mais lidas hoje