Lula conversa com Macron por telefone e reforça repúdio ao tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou para o presidente da França, Emmanuel Macron, nesta terça-feira (20). Segundo nota do Palácio do Planalto, os líderes trataram de temas das agendas global e bilateral, além do tarifaço sobre produtos brasileiros imposto por Donald Trump.

“O presidente Lula repudiou o uso político de tarifas comerciais contra o Brasil e relatou as medidas que seu governo adotou para proteger os trabalhadores e as empresas brasileiras. Também informou o presidente Macron do recurso que o Brasil apresentou à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as injustificadas tarifas norte-americanas. Mesmo sem reconhecer a legitimidade de instrumentos unilaterais usados pelos Estados Unidos, como a Seção 301, o presidente Lula comentou sobre os esclarecimentos apresentados por seu governo”, diz trecho da nota.

Ligação ocorre após o mandatário francês se reunir com Trump na última segunda-feira (18). O encontro, que ocorreu em Washington, nos Estados Unidos, reuniu também outros líderes europeus. O objetivo era discutir o futuro da guerra na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022.

*Em atualização

Leia mais

Variedades
SP tem falta de luz pelo 3° dia seguido; mais de 800 mil seguem sem energia
Variedades
Joia do Vasco manda recado após virada no Maracanã: “Não desacredita”
Variedades
Philippe Coutinho compara torcida do Vasco à do Liverpool: “Mesma coisa”
Variedades
STF retoma hoje julgamento sobre devolução de valores do INSS
Variedades
Moraes dá 48h para suplente assumir vaga; entenda a situação de Zambelli
Variedades
Premiê da Tailândia diz que vai falar com Trump sobre conflito na fronteira

Mais lidas hoje