Lula conversa com Macron por telefone e reforça repúdio ao tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou para o presidente da França, Emmanuel Macron, nesta terça-feira (20). Segundo nota do Palácio do Planalto, os líderes trataram de temas das agendas global e bilateral, além do tarifaço sobre produtos brasileiros imposto por Donald Trump.

“O presidente Lula repudiou o uso político de tarifas comerciais contra o Brasil e relatou as medidas que seu governo adotou para proteger os trabalhadores e as empresas brasileiras. Também informou o presidente Macron do recurso que o Brasil apresentou à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as injustificadas tarifas norte-americanas. Mesmo sem reconhecer a legitimidade de instrumentos unilaterais usados pelos Estados Unidos, como a Seção 301, o presidente Lula comentou sobre os esclarecimentos apresentados por seu governo”, diz trecho da nota.

Ligação ocorre após o mandatário francês se reunir com Trump na última segunda-feira (18). O encontro, que ocorreu em Washington, nos Estados Unidos, reuniu também outros líderes europeus. O objetivo era discutir o futuro da guerra na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022.

*Em atualização

Leia mais

Variedades
Filhote de ovelha é resgatado amarrado em apartamento invadido no RS
Variedades
Naufrágio em barco de imigrantes na África deixa ao menos 70 mortos
Agronegócio
Cafezais das Matas de Rondônia sequestram mais carbono do que emitem, aponta estudo
Variedades
PF realiza operação contra rifas ilegais de armas em grupos de WhatsApp
Variedades
Proprietária de clínica de reabilitação é presa por maus-tratos
Sorocaba
Sorocaba torna-se Município de Interesse Turístico (MIT) e recebe investimento de R$ 800 mil

Mais lidas hoje