O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (16) que o salário mínimo no Brasil “é muito pouco”. Em declaração feita durante cerimônia que marcou os 90 anos da criação do salário mínimo, realizada na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro, o presidente disse ser papel do governo e dos cidadãos defender o piso salarial. “O salário mínimo é muito pouco. O que eu estou fazendo apologia aqui é da criação da ideia desse país ter um salário mínimo. Todos nós, governo e vocês, temos a obrigação de brigar para que ele melhore”, afirmou o presidente. Também afirmou que o valor “não preenche os requisitos da intenção da lei.”
“Nós não estávamos fazendo um ato em apologia ao valor do salário mínimo, porque o valor do salário mínimo é muito baixo no Brasil. Estamos fazendo apologia à ideia de um presidente da República que, em 1936, criou a possibilidade de se estabelecer um salário que garantisse aos trabalhadores os direitos elementares que todos temos direito”, continuou.
O valor do salário mínimo em 2026 é de R$ 1.621 e começou a valer a partir de 1º de janeiro . O novo valor foi informado após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado no cálculo do reajuste anual do salário mínimo. O indicador registrou 0,03% em novembro e acumula 4,18% em 12 meses. O reajuste foi de 6,7%, seguindo a política de valorização do piso salarial retomada em 2023. O presidente também falou sobre a diferença entre trabalhadores sindicalizados e não organizados. “Porque nas outras categorias organizadas as pessoas não ganham o salário mínimo? Todos os trabalhadores organizados têm um piso salarial acima do salário mínimo”.

