Ligue 180: Central de Atendimento à Mulher completa 20 anos

O Ministério da Mulher divulgou, nesta terça-feira (25), dados sobre os atendimentos dos 20 anos da Central de Atendimento à Mulher. “Ligue 180” é um canal direto de denúncia de violência. 

O serviço de orientação e acolhimento conta com 346 profissionais, entre atendentes, analistas, psicólogas, coordenadoras, monitoras, analista de tráfego e gerente.

O canal também é importante para tirar dúvidas e encaminhar meninas e mulheres para serviços especializados. É o maior serviço de que o Brasil dispõe para retirar as mulheres do isolamento quando estão em situação de violência.

A partir da georreferência do “Ligue 180” é possível identificar o perfil do agressor e da mulher agredida e onde há rede de apoio. 

As denúncias de violência contra as mulheres são encaminhadas para os órgãos de investigação dos estados e do Distrito Federal, incluindo a Polícia Civil e o Ministério Público. O Ministério das Mulheres realiza o acompanhamento dos casos, oferecendo suporte às vítimas em parceria com os governos estaduais, municipais e distrital.

O serviço do 180 é gratuito e está disponível 24 horas, todos os dias, em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e Libras. O atendimento é 100% realizado por mulheres. Em 2024, ele passou a ofertar um canal exclusivo às mulheres surdas ou com deficiência auditiva, por meio de atendimento em Libras. 

O Ministério das Mulheres recebeu um investimento de R$ 84,4 milhões para prestação de serviço continuado de atendimento por um período de 30 meses. 

Ampliamos os investimentos na capacitação das equipes, fortalecendo a escuta qualificada para que as mulheres possam realizar as denúncias em um ambiente seguro e acolhedor


Márcia Lopes, ministra das Mulheres

Também é possível realizar a denúncia por e-mail, central180@mulheres.gov.br. Em casos de emergência, deve ser acionada a Polícia Militar pelo telefone 190.

Sob supervisão de AR.

Leia mais

Variedades
Chuva forte faz Defesa Civil disparar alerta severo em São Paulo
Sorocaba
Túnel da ciclovia na Avenida Dom Aguirre recebe pintura e manutenção da iluminação em LED
Política
Combate ao crime organizado é elevado a ação de Estado, anuncia novo ministro da Justiça
Variedades
Dupla é presa com Mounjaro roubado em carro furtado e com placas trocadas
Esportes
Goleiro Bruno cancela encontro com o filho Bruninho e cita ‘exigências’ da avó
Sorocaba
Semob altera sentido de tráfego em rua na Vila Progresso

Mais lidas hoje