Lei cria varas federais para interiorização da Justiça em AM e MS

Para expandir serviços no interior do país, a Justiça Federal criará duas varas no estado do Amazonas e seis varas em Mato Grosso do Sul. A medida está publicada na edição desta quarta-feira (6) do Diário Oficial da União.

A Lei n° 15.401 institui duas varas federais nos municípios de Tefé e Humaitá, no Amazonas, no âmbito da jurisdição do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Em Mato Grosso do Sul, receberão postos da Justiça Federal as cidades de Bonito, Corumbá, Ponta Porã, Naviraí, Três Lagoas e Dourados, sob responsabilidade do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Custos

As atividades, juntamente com os respectivos cargos de juiz federal, juiz federal substituto, cargos efetivos, cargos em comissão e funções comissionadas, serão implantadas conforme as necessidades do serviço e a disponibilidade de recursos orçamentários.

As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão de acordo com as dotações orçamentárias destinadas à Justiça Federal de primeiro grau.

A implementação das medidas previstas ocorrerá a partir do exercício financeiro de 2026 e nos anos seguintes, e dependerá de autorização expressa nos termos da lei de diretrizes orçamentárias.

Leia mais

Sorocaba
‘Médico na Praça’ atende na Parada do Alto nesta sexta-feira (26)
Tecnologia
OpenAI responde ao Mythos 5 com GPT-5.5-Cyber mais poderoso
Variedades
Mãe e seus 10 filhotes são resgatados de cestos de roupa abandonados em pomar
Economia
Banco Central prevê crescimento de 2% para o PIB em 2026
Variedades
Empresa de ônibus é alvo de investigação por ligação com o PCC
Sorocaba
O posto Sebrae Aqui Mulher, da Secretaria da Mulher, em parceria com a Secretaria de Empreendedorismo, abre inscrições para interessadas em participar da Caravana para a Fipan 2026

Mais lidas hoje