Laudo da PF aponta que Bolsonaro não precisa ser transferido da ‘Papudinha’

Laudo produzido pela Polícia Federal (PF) e divulgado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (6), aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode permanecer na “Papudinha” mesmo em tratamento de doenças. O documento descarta a necessidade de transferência para um hospital penitenciário ou para prisão domiciliar. De acordo com o documento, o quadro clínico do ex-mandatário é estável.

A perícia foi solicitada por Moraes após a defesa de Bolsonaro alegar debilidade física e pedir “prisão domiciliar humanitária” em razão de uma queda sofrida no início do ano. O ministro retirou o sigilo do documento e deu cinco dias para que os advogados e a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestem.

Os peritos confirmaram que Bolsonaro, de 70 anos, possui comorbidades, como pressão alta, obesidade, apneia do sono, artérias entupidas e refluxo. No entanto, o laudo afirma que todas essas condições estão sob controle, seja por meio de medicamentos ou uso de equipamentos como o CPAP (para apneia).

O exame também nega diagnósticos mais graves sugeridos por médicos assistentes da defesa. A PF diz que não encontrou evidências de pneumonia bacteriana, anemia por deficiência de ferro, depressão ou sarcopenia (perda de massa muscular).

Apesar de negar a transferência, o laudo recomendou adaptações na cela para evitar novos acidentes, como a instalação de barras de apoio no banheiro e corredores, além de campainhas de emergência e acompanhamento fisioterapêutico contínuo.

Bolsonaro está custodiado em uma Sala de Estado Maior com 38,5 m², que inclui quarto, banheiro privativo e copa, além de contar com ar-condicionado e acesso a uma área externa para banho de sol.

Leia mais

Sorocaba
GCM atende acionamento do aplicativo Protege Mulher e detém agressor por violência doméstica
Política
Leitura, programas esportivos: Bolsonaro detalha rotina na ‘Papudinha’ à PF
Variedades
UE prorroga suspensão de tarifas sobre US$ 109,8 bi em importações dos EUA
Variedades
Onze sobreviventes de acidente com ônibus têm alta médica em Alagoas
Política
Moraes dá 15 dias para RJ enviar imagens de operação mais letal do estado
Variedades
Poupança tem saques de R$ 23,5 bi em janeiro, recorde em um ano, diz BC

Mais lidas hoje