Lançamento de foguete sul-coreano no Brasil é adiado; saiba nova data

O foguete HANBIT-Nano que seria lançado, nesta quarta-feira (17) às 15h45, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, foi adiado mais uma vez. Segundo planeja a empresa sul-coreana Innospace, desenvolvedora do foguete, agora a missão está prevista para dia 19 às 15h34 (horário de Brasília). 

A  FAB (Força Aérea Brasileira) tem uma janela de possíveis lançamentos até a próxima segunda-feira (22), a entidade não explicou os motivos da nova data.

A Operação Spaceward, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais. Na tarde desta terça-feira (16), a empresa asiática realizou os preparativos para a primeira tentativa de lançamento do foguete.

O objetivo da missão é transportar cinco satélites e três experimentos para o espaço. A iniciativa é fruto do edital de chamamento público lançado em 2020. O grupo sul coreano foi uma das empresas selecionadas, assinando contrato com o Comando da Aeronáutica, em 2022.

A base de Alcântara tem uma posição geográfica privilegiada, principalmente por estar localizado próximo a linha do Equador. “Temos um potencial muito grande desperdiçado ao longo das últimas décadas, que hoje é um problema em relação a outros países, como EUA, Rússia, China, Índia, entre outros”, Pedro Pallotta, divulgador científico e especialista no tema espacial.

FAB lança foguete de fabricação nacional ao espaço

Foguete experimental lançado

Em março de 2023, a Innospace, lançou o primeiro foguete, de forma experimental, durante a Operação Astrolábio, também realizada no Centro de Lançamento de Alcântara , sob coordenação da FAB.

Na ocasião, foi validado o desempenho do motor foguete híbrido de 25 toneladas de empuxo. O teste confirmou o desempenho do sistema de propulsão em voo, comprovou a maturidade técnica da solução híbrida e estabeleceu as bases para o desenvolvimento de veículos mais complexos.

Entenda como foi e de onde saiu voo de foguete brasileiro ao espaço

O que é HANBIT-Nano

O HANBIT-Nano é um veículo orbital de dois estágios, projetado para colocar até 90 quilos de carga útil em uma órbita de 500 quilômetros. O desenvolvimento mobilizou 247 profissionais, sendo 102 engenheiros dedicados exclusivamente à pesquisa e desenvolvimento.

A nave mede  21,8 metros de altura, 1,4 metro de diâmetro e integra uma nova geração de lançadores de pequeno porte, voltados para missões mais ágeis, econômicas e de alta confiabilidade.

*Sob supervisão de Thiago Félix 

Leia mais

Variedades
Câmara aprova corte benefícios tributários e aumento de taxação de bets
Política
Trump amplia proibição de entrada para cinco países; veja lista
Política
Tarcísio sanciona marco legal do SUAS que estabelece regras claras de governança
Variedades
EUA reforçam interesse nacional e esferas de influência, diz Pfeifer
Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba entrega área de lazer no Jardim dos Reis
Variedades
Sete suspeitos de roubo de cargas são presos em operação no Paraná

Mais lidas hoje